Arraste para rodar o item

Placa de ouro de grande dimensão, o oban constituiu uma forma de moeda metálica típica do Japão entre os finais do século XVI e os meados do século XIX. Foi muito provavelmente a maior moeda de ouro do seu tempo.

OBAN (10 RYO)

Tokugawa Iemochi

Japão

1860-1862

Ouro

Sabia que…

O gato da sorte conhecido por maneki neko é frequentemente acompanhado por uma peça de ouro semelhante a um oban?

Nos finais do século XVI, Toyotomi Hideyoshi conduzia o Japão rumo à unificação. Para além do plano político e militar, o governo de Hideyoshi foi também marcante do ponto de vista da história monetária japonesa: na década de 1580, produzia-se pela primeira vez o oban.

O oban é uma placa de ouro de grande dimensão e formato ovalizado que constituiu uma forma de moeda metálica típica do Japão durante todo o Xogunato Tokugawa (1603-1868). A placa era cuidadosamente cinzelada, marcada e finalmente assinada pelo superintendente da casa monetária, um membro da família Goto. Uma vez que a tinta da assinatura se desgastava facilmente, as peças eram embrulhadas em pedaços ou pacotes de seda ou outros tecidos.

Durante este período, o oban foi a mais elevada espécie monetária em circulação. Com cerca de 165 g e um teor de ouro superior a 70%, o oban esteve inicialmente muito ligado à distribuição de dádivas e recompensas. Gradualmente, o seu peso, tamanho e pureza foram-se reduzindo, embora a sua utilização se tenha vulgarizado no comércio. 

Quando em 1860 se iniciam as últimas emissões, o oban tinha perdido cerca de 1/3 do seu peso original e metade do seu teor de ouro. Pouco depois, as emissões cessaram e em 1868 a nova dinastia Meiji iniciava a transição para a moeda de tipo ocidental.

Receba as novidades
do Museu do Dinheiro

Inscreva o seu email para receber novidades sobre as actividades e exposições do Museu do Dinheiro.

É obrigatória a indicação deste campo.

Obrigado.

Acabou de lhe ser enviado um e-mail para confirmar o seu registo e validar o seu endereço de e-mail.

Por favor, clique no link nesse e-mail para confirmar a sua inscrição.
Não foi possível subscrever o seu email. Por favor tente mais tarde.