Arraste para rodar o item

A cruz processional é um objeto litúrgico que simboliza a Igreja em peregrinação no mundo e evoca a paixão de Cristo. Este exemplar, de produção espanhola, data dos séculos XVI-XVII e recebeu uma ornamentação rica de que constam várias figuras-chave da história de Cristo e da Igreja.

CRUZ PROCESSIONAL

Espanha

Século XVI-XVII

Prata

Sabia que...

As quatro representações animais que acompanham os Evangelistas são designadas por “tetramorfos” e que já faziam parte da iconografia cristã no século IV?

De origem remota, as procissões são uma forma de culto e manifestação religiosa de carácter público em honra e celebração do divino. Através delas, assim como de outras celebrações, a Igreja Católica transporta o sagrado para fora dos espaços de culto e torna-o mais próximo e acessível aos fiéis. À cabeça do cortejo figura naturalmente a cruz processional, símbolo da Igreja em peregrinação e evocação da paixão de Cristo.

Esta cruz processional terá sido produzida em Espanha durante a 2.ª metade do século XVI ou a 1.ª metade do século XVII. Em prata vazada e cinzelada, com elementos dourados, a peça funde elementos tardo-góticos e renascentistas.

Os braços da cruz encontram-se decorados com motivos vegetalistas, cabeças de querubim e cercaduras rendilhadas. Na frente, a placa central apresenta um anjo alado com uma cartela inscrita INRI, acompanhada nas extremidades dos braços pelas imagens de Cristo Redentor, S. João Evangelista, Maria Madalena e Maria, enquanto no verso a imagem de Nossa Senhora (da Assunção?) é rodeada pelas figuras dos quatro Evangelistas: João, Mateus, Marcos e Lucas.

A parte inferior da cruz é ocupada por dois andares hexagonais com colunatas preenchidas por figuras de vários santos com os seus atributos. Com base em paralelos do mesmo período, é possível que a figura do Crucificado esteja em falta na frente da cruz.