Arraste para rodar o item

Arte, riqueza e estatuto social fundem-se nesta taça de prata inglesa engastada em todo o seu corpo com quase 100 moedas, medalhas e fichas. Foi produzida em Londres em 1810, mas sofreu vários acrescentos posteriores.

TAÇA

Solomon Hougham

Londres

Prata

Sabia que…

A mais antiga das peças incorporadas nesta taça é um denário de Augusto cunhado na oficina de Lugdunum (Lyon) por volta dos anos 2 a.C. a 4 d.C.?

Desde as suas origens que a moeda foi um suporte e veículo de cultura, quer material quer imaterial, prestando-se frequentemente a utilizações de tipo ornamental e decorativo. São múltiplos os exemplos históricos de obras enriquecidas com moedas, desde brincos, pendentes e colares, a peças de aparato como a célebre pátera de Rennes, uma peça de ouro do século III que inclui 16 áureos romanos.

Esta taça de prata inglesa é um exemplo acabado de uma prática que remonta à Antiguidade e associa arte, riqueza e ostentação. Foi produzida em Londres em 1810 e terá sido encomendada ao ourives Solomon Hougham por uma família nobre inglesa que fez inscrever as suas armas no pé da taça.

Extensamente decorada com motivos vegetalistas e dourada no interior, a taça está engastada com 85 moedas, 9 medalhas e 5 fichas, todas de prata à exceção de um soberano de ouro de Isabel I. A maior parte destas peças é de origem inglesa, francesa e hispano-americana, dos séculos XVII a XIX, mas entre elas encontram-se também moedas portuguesas, alemãs, italianas, norte-americanas, e ainda dois denários romanos de Augusto e Vespasiano. Apesar de datada, a taça apresenta múltiplos acrescentos certamente posteriores: nada menos de 18 peças têm datas entre 1811 e 1835.

Objeto de arte e ostentação, esta taça é igualmente um instrumento de entesouramento e um testemunho da história monetária britânica. A abundância de prata que exibe contrasta com a escassez quase crónica da moeda de prata na Grã-Bretanha do século XVIII, agravada pelas Guerras Napoleónicas e só solucionada a partir de 1816.