Arraste para rodar o item

Em 1848, circulavam em Portugal mais de 30 tipos diferentes de moeda de ouro e de prata, tanto nacionais como estrangeiros. Desse confuso universo monetário, esta balança permitia verificar o peso de 14 tipos de moeda de ouro. Era um procedimento importante para determinar o valor das moedas e excluir eventuais contrafações.

BALANÇA MONETÁRIA

Portugal

1848

Madeira, aço e latão

Sabia que…

Entre as moedas de ouro admitidas à circulação e pesadas com esta balança se encontrava o dobrão, uma moeda cunhada no Brasil havia mais de 120 anos?

Em 1846-1847, Portugal mergulhou numa crise política, bancária e monetária de grandes proporções. Os motins populares e a guerra civil destabilizaram a economia e expuseram as fragilidades do sistema bancário e financeiro. A circulação monetária foi duramente afetada, com a drenagem de metais para o exterior e a escassez de moeda metálica.

Procurando solucionar a escassez de moeda, o governo publicou diversos decretos que conferiam curso legal a várias moedas estrangeiras de prata e sobretudo de ouro, e admitiam ainda o regresso à circulação de antigas moedas portuguesas. Em 1848, circulavam correntemente em Portugal mais de 30 moedas diferentes de ouro e prata.

Esta balança foi fabricada nesse ano e destinava-se a verificar o peso de 14 tipos diferentes de moeda de ouro espanhola, hispano-americana, norte-americana, inglesa, brasileira e portuguesa. No rótulo do estojo, o utilizador da balança poderia verificar o peso legal de cada moeda, expresso em oitavas e grãos, e ainda os seus valores legais, expressos em réis.

Num mundo em que a conceção metalista do dinheiro imperava, e perante a diversidade de meios de pagamento, a verificação do peso ajudava a evitar perdas resultantes da aceitação de moedas com peso inferior ao legal ou até de contrafações.

Após o decreto de 30 janeiro de 1851, a circulação legal de moeda estrangeira ficou limitada aos soberanos e meios soberanos ingleses, tornando dispensável a utilização destas balanças.

Receba as novidades
do Museu do Dinheiro

Inscreva o seu email para receber novidades sobre as actividades e exposições do Museu do Dinheiro.

É obrigatória a indicação deste campo.

Obrigado.

Acabou de lhe ser enviado um e-mail para confirmar o seu registo e validar o seu endereço de e-mail.

Por favor, clique no link nesse e-mail para confirmar a sua inscrição.
Não foi possível subscrever o seu email. Por favor tente mais tarde.