
Para assinalar os 500 anos do seu nascimento, o Museu propõe uma exposição marcadamente gráfica, que apresenta em 3 três núcleos um olhar de síntese sobre a vida e a obra de Francisco de Holanda
Orientados pelo olhar e conhecimento de Francisco de Holanda propomos uam viagem pela exposição que reflete sobre a sua biografia e obra, o tempo e o espaço, as relações mantidas com outros artistas e o propósito de uma vida dedicada ao pensameno e ao desenho como formas de projetar o futuro.
Francisco de Holanda (1517 – 1584), um homem ímpar na história da cultura portuguesa. Pintor, desenhador, arquiteto, iluminista, ensaísta, idealista, foi um intelectual com o verdadeiro peso que a palavra tem.
Para assinalar os 500 anos do seu nascimento, o Museu propõe uma exposição marcadamente gráfica, que apresenta em 3 três núcleos um olhar de síntese sobre a vida e a obra deste artista de relevo na cena renascentista nacional e internacional, que contribuiu de forma determinante para a rotura com a mentalidade lusitana, cristalizada noutras épocas.
A sequência Desejo, Desígnio e Desenho acompanha a viagem física e espiritual de Francisco de Holanda, regista as facetas de uma personalidade impar, singularizada pela incessante procura do saber, e recorda o contributo de Francisco de Holanda para a história da arte, numismática, arquitetura militar e urbanismo, destacando o legado artístico e filosófico do humanista que consagrou a sua vida a desenhar, a projetar uma nova cidade de Lisboa, e a escrever, designadamente sobre o artista e o seu papel na sociedade, sobre a arte do desenho e as suas virtudes, sobre os planos de defesa da cidade, sobre a europa e o mundo no séc. XVI.
Projeto expositivo e curadoria de Francisco Providência, Gabriella Casella e Margarida Cunha Belém.
Informações
Visita orientadas à exposição Francisco de Holanda: Desejo, Desígnio e Desenho
Pela equipa do serviço educativo do Museu
Sábados, 6 e 13 de maio, 3 e 10 de junho às 16h00 (45 min.)
Reservas de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240