A Beleza, pequena conferência

Como se explica a crianças e jovens o que é a Beleza?

Entre 1929 e 1932, Walter Benjamin escreveu para a rádio alemã emissões destinadas à juventude. Histórias, conversas, e conferências que mais tarde foram reunidas com o título Luzes para crianças. Em 2001, Gilberte Tsaï retoma este título para designar uma série de «pequenas conferências» por si organizadas, destinadas a jovens e seus acompanhantes, no Théâtre de Montreuil. Entre outros, convida o filósofo francês Jean-Luc Nancy, que decide falar de temas como Deus, o Amor, a Justiça, a Beleza.

Como se explica a crianças e jovens o que é a Beleza? Recorrendo às dinâmicas naturais da representação e ao texto da conferência de Nancy, questiona-se e argumenta-se o que é o belo, uma ideia aparentemente simples, mas tão difícil de definir e caracterizar.

Jean-Luc Nancy | a partir do texto de

Maria Duarte, Gonçalo Ferreira de Almeida e João Rodrigues | criação

ADR | produção

Guimarães 2012 ― Capital Europeia da Cultura, Maria Matos Teatro Municipal | coprodução