Conversas na Biblioteca - O Sistema Monetário Internacional. Uma perspetiva histórica e económica

Uma análise do funcionamento do Sistema Monetário Internacional numa perspetiva histórico-económica, desde o surgimento do padrão-ouro até à criação da moeda única europeia, o euro

Subjacente ao conceito de Sistema Monetário Internacional está a ideia de equilíbrio e moeda padrão. Conhecer a sua origem, evolução e regras de funcionamento confunde-se com a história da moeda e de alguns metais preciosos nos últimos 200 anos. Desde o padrão-ouro, até à zona euro, passando por Bretton Woods, a moeda apresentou-se como instrumento de troca, reserva de valor e meio de pagamento, mas também como símbolo nacional e elemento de hegemonia internacional. A Libra e a “sua Rainha”, o Franco da liberdade, igualdade e fraternidade, o Dólar tão bom como o ouro e o Euro com a sua “Europa unida”, são alguns exemplos de como o homem usou a moeda para tirar seu proveito nas relações económicas internacionais.

Debates & Conversas

Para adultos e jovens (> 14 anos)

Apresentação do livro pelo autor António Portugal Duarte

Quinta feira, 16 de março às 17h00 (60 min.)

Reservas de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240