Seminário e Debate - Francisco de Holanda cinco séculos depois: facetas de uma vida singular

Quem foi este artista, quem foram os seus mestres, o que fez, o que trouxe para Portugal e que legado nos deixou?

O seminário convida à partilha de visões sobre o extraordinário homem que marcou a cultura portuguesa, Francisco de Holanda, um nome que é, para muitos, desconhecido.
Quem foi este artista, porque marcou a História, com quem partilhou ideias, quem foram os seus mestres, por onde viajou, o que fez, o que trouxe para Portugal e que legado nos deixou?
Ou, talvez a questão de maior relevância seja ainda outra: é importante falar de Francisco de Holanda cinco séculos após o seu nascimento? De que forma se projeta a sua obra na contemporaneidade? Estas são algumas deixas para o debate que se promove a partir das leituras da exposição "Francisco de Holanda: Desejo, Desígnio e Desenho".

Para homenagear a vida e a obra de Francisco de Holanda (1517 – 1584) e complementar a exposição Desejo, Desígnio e Desenho propõe-se um debate sobre as ideias e os livros que, durante séculos, se tornaram uma referência de uma das figuras mais importantes do renascimento português. Esta conversa entre o público e os quatro oradores convidados pretende não só abordar a teoria artística do século XVI, mas também evidenciar as “narrativas biográficas” que nos remetem para um tempo e para um espaço próprios. Assim, esta viagem, que nos leva à igreja de S. Silvestre em Roma e aos diálogos imperdíveis entre Holanda e os seus interlocutores, também nos convida a um Juízo (tão) Final, nas Idades do Mundo, à relação pessoal com a Pintura, que se devia fazer à Antiga, e a Lisboa, Uma Cidade Que Falece.

Oradores | Teresa Lousa, José Sarmento Matos, Margarida Cunha Belém, Jorge Vaz de Carvalho

Sábado, 27 maio às 15h00 (120 min.)

Para adultos e jovens (> 14 anos)

Teatro - Quem é Quem?  Em cena com...Francisco de Holanda
Sábado, 22 de abril, às 15h e 20 de maio às 16h00 e às 21h00 (30 min.)

Conversas com Artistas e Curadores - Francisco de Holanda: Desejo, Desígnio e Desenho
Sábado, 29 de abril, às 15h00 (60 min.)

Oficina - Ver a Desenhar - Álbum de Desenhos
Sábados, 29 de abril às 11h30, 20 de maio às 18h, e 10 de junho às 11h30 (120 min.)

Reservas de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240