Até 30-09-2021

>Como partilhar um segredo
>Dinheiro e matemática

Como partilhar um segredo

O que têm em comum a casa-forte de um banco, um cofre pessoal e um míssil balístico intercontinental? Neste episódio da série educativa Isto é Matemática, integralmente filmado no Museu do Dinheiro, fica a conhecer os princípios matemáticos por detrás da composição de cifras e códigos secretos comprovadamente seguros. E Isto é Matemática!

RECURSO EDUCATIVO:

Vídeo “Isto é Matemática - T09E08 - “Como Partilhar um Segredo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D0eUq4JCl0o&feature=youtu.be

Recursos Educativos Online

>Temática: Matemática, Geometria
>“Isto é Matemática - T09E08 - “Como Partilhar um Segredo” (vídeo)
>Secundário
>Em Português
>Acesso Gratuito
>Fonte: Sociedade Portuguesa de Matemática

Vamos calcular?

Um recurso bem conhecido dos professores, dos alunos… e até dos pais!

O #ESTUDOEMCASA ficará na memória de crianças e jovens por muitos e bons anos e é incontornável assinalar o seu mérito e eficácia. A aula “Vamos às Compras” revela logo no título o desejo de cruzar os conteúdos com a vida quotidiana dos alunos. Apresentam-se as moedas e notas de euro para depois as utilizar em operações de cálculo adequadas ao programa de matemática do 3.º e 4.º ano.

E, ainda...o Museu do Dinheiro lança-te um desafio!

Se conseguisses juntar todas as moedas que tens no teu mealheiro, com quantos euros ficarias?

Uma atividade que usa moedas de euro para desenvolver as competências essenciais de numeracia e de cálculo trabalhadas no ensino primário.

RECURSOS EDUCATIVOS:

Vídeo “Dinheiro” disponível em: https://estudoemcasa.dge.mec.pt/aula/matematica/3o-e-4o/3

PDF "Vamos calcular?"

Recursos Educativos Online

>Temática: Matemática
>“Dinheiro” (vídeo) e “Vamos Calcular?” (PDF)
>1.º Ciclo (3.º e 4.º Ano)
>Em Português
>Acesso Gratuito