Até 31-12-2022

O dinheiro trocado para miúdos!

O dinheiro trocado para miúdos!

Recursos Educativos Online

>Dinheiro e matemática
>Troco por trocas
>4 conceitos essenciais: poupança, necessidade, rendimento e despesa
>D. Pandemia e D. Economia: explicado às crianças

Dinheiro e matemática

Um recurso bem conhecido dos professores, dos alunos… e até dos pais!

O #EstudoEmCasa ficará na memória de crianças e jovens por muitos e bons anos e é incontornável assinalar o seu mérito e eficácia. A aula “Vamos às Compras” revela logo no título o desejo de cruzar os conteúdos com a vida quotidiana dos alunos. Apresentam-se as moedas e notas de euro para depois as utilizar em operações de cálculo adequadas ao programa de matemática do 3.º e 4.º ano.

RECURSOS EDUCATIVOS:

Vídeo “Dinheiro” disponível em: https://estudoemcasa.dge.mec.pt/aula/matematica/3o-e-4o/3

e exercício “Vamos calcular?” (PDF)

Recursos Educativos Online

·     >Temática: Matemática
>“Dinheiro” (Vídeo) e “Vamos Calcular?” Exercício (PDF)
>1.º Ciclo (3.º e 4.º Ano)
>Acesso Gratuito
>Fontes: #Estudoemcasa (Ministério Da Educação/Rtp), Museu Do Dinheiro

Troco por trocas

Gostaria de saber histórias e curiosidades sobre o dinheiro?

Como é que surgiram os bancos? O que é uma troca direta? Quem inventou o porquinho mealheiro? Só existem moedas redondas? Sabe o nome da primeira moeda portuguesa? É possível fazer comércio mudo? Quando é que passámos a usar moedas e notas de euro? E muito mais…

Em parceria com a Rádio ZigZag, do grupo RTP, o Museu do Dinheiro desenvolveu o “Troco por trocas” um programa de rádio para crianças que conta muitas pequenas histórias do dinheiro e algumas das suas curiosidades.

RECURSO EDUCATIVO:

Podcast “Troco por trocas”, disponível aqui: http://www.rtp.pt/play/zigzag/p5074/troco-por-trocas

Recursos Educativos Online

>Temática: Histórias e curiosidades do dinheiro
>“Troco por trocas" (podcast)
>1º Ciclo
>Fontes: Museu do Dinheiro e Rádio ZigZag

4 conceitos essenciais: poupança, necessidade, rendimento e despesa

Sabes para que serve um mealheiro? Já tens um?
Se sabes e não tens talvez esteja na altura de teres. Descobre a origem da palavra mealheiro ou porque é que os mealheiros mais típicos têm a forma de um porquinho. E, ainda como fazer um!

A palavra mealheiro tem origem nas primeiras moedas portuguesas: os dinheiros. Quando alguém precisava de metade do valor de 1 dinheiro, cortava a moeda ao meio. Essas metades chamavam-se «mealhas»! E é da palavra mealha que surgiu a palavra "mealheiro”. O antigo mealheiro de barro, em forma de porquinho, é como se fosse um pequeno cofre, que originalmente não tinha chave ou código como alguns dos que temos hoje em casa. Antigamente, para podermos tirar as moedas de dentro do mealheiro, tínhamos de o partir!

Não se tem a certeza, mas diz-se que os mealheiros com esta forma surgiram na Alemanha e em Inglaterra há cerca de 300 anos. Em Inglaterra, “mealheiro” até se diz piggy-bank (porquinho-banco). Mas porquê a forma de porco? Porque este animal e a sua carne foram e são muito importantes para algumas culturas, como fonte de alimentação, e como tal guardam muito valor.

RECURSOS EDUCATIVOS:

Como fazer um porquinho mealheiro” (PDF)

"Caderno 1 de educação financeira" (PDF), disponível em: https://www.todoscontam.pt/sites/default/files/SiteCollectionDocuments/CadernoEducaoFinanceira1.pdf

>Temática: Poupançanecessidaderendimento e despesa
>“Como fazer um porquinho mealheiro”, "Caderno 1 de educação financeira"
>1º Ciclo (3º e 4º Ano) e 2º Ciclo
>Acesso gratuito
>Fontes: Museu do Dinheiro, Referencial de Educação Financeira < https://www.todoscontam.pt/pt-pt/caderno-de-educacao-financeira-1 >

D. Pandemia e D. Economia: explicado às crianças

Nos últimos tempos, duas palavras passaram a fazer parte das nossas conversas: pandemia e economia. Mas, não é fácil explicar às crianças o que é que uma tem a ver com a outra.

Para lhe dar uma ajuda, a partir de uma pequena história, o Museu do Dinheiro transformou dois temas complicados - pandemia e economia -  em palavras simples e acessíveis, apropriadas às crianças.

RECURSO EDUCATIVO:

>Temática: Pandemia e economia
>“D. Pandemia e D. Economia: uma dupla que tem mais que uma sílaba em comum” (PDF)
>1º Ciclo (3º e 4º Ano), 2º ciclo
>Fonte: Museu do Dinheiro