Até 30-09-2021

A história do dinheiro

entrada livre

O valor do dinheiro

Ao longo dos tempos, usaram-se muitos bens como meio de pagamento, ou seja, como dinheiro. O quer dizer que o dinheiro está intimamente relacionado com o conceito de valor, e esse valor é medido quase sempre em dinheiro. Mas será o valor fixo, ou pode depender daquilo que determinada pessoa está disposta a pagar?

Este pequeno filme de animação fala d’ “O Paradoxo do Valor”, introduzido por um dos pais da economia, Adam Smith, e aqui descodificado pela jovem economista indiana Akshita Agarwa.

 

RECURSO EDUCATIVO:

Vídeo "The Paradox of Value" (O Paradoxo do Valor), disponível em: https://ed.ted.com/lessons/the-paradox-of-value-akshita-agarwal (em inglês com opção de legendas em português automáticas)

Informações

Recursos Educativos Online

·     >Temática: Economia, matemática
>Vídeo "The Paradox of Value(TED)
>3.º Ciclo e Secundário
>Em Inglês (opção de legendas em português automáticas)
>Acesso Gratuito
>Fonte: Ted Talks

Dinheiro de pedra

Para responder à pergunta “Afinal o que é o dinheiro?” que inquieta qualquer visitante do Museu do Dinheiro, escolhemos um pequeno filme que deixa uma pista sobre as pedras Rai usadas como dinheiro nas ilhas Yap, no Pacífico.

Uma história incrível que deixa boquiaberto todos jovens que a ouvem nas atividades do museu, e não só porque as pedras Rai são uma evidência económica, mas porque representam o melhor que a humanidade tem: a confiança no outro e o sentido de comunidade.

 

RECURSOS EDUCATIVOS:

Vídeo “The Money Museum Masterpiece Series: Rai Stones”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Byy6RMVNkvo (em inglês com opção de legendas em inglês automática)

Artigo “Banking on Stone Money”, Scott Fitzpatrick, disponível em: https://www.academia.edu/3944491/Banking_on_Stone_Money (em inglês com opção de legendas em inglês automática)

Informações

Recursos Educativos Online

·      >Temática: Economia, Filosofia, Cidadania
>Vídeo “The Money Museum Masterpiece Series: Rai Stones” (Youtube) e “Banking on Stone Money (PDF)
>3.º ciclo e Secundário
>Em Inglês (opção de legendas em inglês automática)
>Acesso Gratuito
>Fontes: American Numismatic Association (EUA) e Academia.edu

Dinheiro bíblico

O adjetivo bíblico serve para classificar muitas coisas, mas dinheiro…!?

Os Evangelhos referem diversas moedas que circulavam pelo Médio Oriente durante o tempo em que Cristo e os apóstolos viveram. Algumas delas presentes na exposição "Moeda, Fé e Política: moedas e medalhas do Vaticano" no Museu do Dinheiro.

Escritos poucos anos depois da morte de Cristo, os Evangelhos são dos documentos mais significativos da história das civilizações, e este recurso da British Library oferece informações, imagens e exercícios para compreender a importância histórica, artística, literária, cultural, destes documentos que todos devemos conhecer.

 

RECURSOS EDUCATIVOS:

Powerpoint "The Gospels Lesson" (Os Evangelhos), disponível em: https://www.bl.uk/teaching-resources/the-gospels-lesson-powerpoint

"The Gospels Worksheet", disponível em: https://www.bl.uk/teaching-resources/the-gospels-worksheet

Notas de apoio "The Gospels Teaching Notes", disponível em: https://www.bl.uk/teaching-resources/the-gospels-teaching-notes

Informações

Recursos Educativo Online

·    >Temática: História, História da Cultura e das Artes, Filosofia, Artes, Literatura
>Plano de aula "The Gospels Lesson" (PWP), "The Gospels Worksheet" exercício (PDF), "The Gospels Teaching Notes" notas para professores (Word)
>3.º Ciclo e Secundário
>Em Inglês (publicado em formato aberto - permite tradução automática)
>Acesso Gratuito
>Fonte: British Library (Reino Unido) 

Imagem: Judas receiving thirty pieces of silver for betraying Jesus, by János Pentelei Molnár, 1909, Hungarian National Gallery (Wikicoomons)

A história do dinheiro

Dinheiros, ceitis, dobrões... Depósitos, câmbios, empréstimos… Afinal o que é o dinheiro? Como surgiu? Porquê? Ao longo dos tempos diversas soluções foram sendo encontradas para facilitar as transações.

Vamos compreender a sua evolução desde as suas origens, sempre em paralelo com o presente. E poderá o dinheiro dividir ou unir?

 

RECURSOS EDUCATIVOS:

A história do dinheiro” (PDF), por João Pedro Vieira, disponível em: http://www.acad-ciencias.pt/document-uploads/9307616_vieira,-joao-pedro---a-historia-do-dinheiro.pdf

Exposição de Papel Moeda” (link), disponível em: http://www.facm.pt/facm/facm/pt/museu-papel-moeda/Exposicao-de-Papel-moeda/Notas

Money” (link), disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/galleries/money (em inglês)

Informações

Recursos Educativos Online

>Temática: História do dinheiro
>“A história do dinheiro” (PDF), “Exposição de Papel Moeda” (link), “Money” (link)
>Secundário
>Em Português e Inglês
>Acesso gratuito
>Fontes: Academia das Ciências de Lisboa, Fundação Cupertino Miranda e British Museum

Receba as novidades
do Museu do Dinheiro

Inscreva o seu email para receber novidades sobre as actividades e exposições do Museu do Dinheiro.

É obrigatória a indicação deste campo.

Obrigado.

Acabou de lhe ser enviado um e-mail para confirmar o seu registo e validar o seu endereço de e-mail.

Por favor, clique no link nesse e-mail para confirmar a sua inscrição.
Não foi possível subscrever o seu email. Por favor tente mais tarde.