Ciclo “Visões da Arquitetura” - Metropolis

Neste ciclo, a arquitetura é tão protagonista quanto mulheres e homens que a desenharam, defenderam e registaram no grande ecrã. São visões – umas utópicas, outras distópicas, outras bem reais – que exprimem eternos debates subjacentes à prática da arquitetura e da salvaguarda do património: moderno vs antigo; sonho vs realidade; público vs privado.

Metropolis (Fritz Lang, Alemanha, 1927)
(153 min.)

Em 2026, uma cidade futurista chamada Metropolis divide-se entre a classe trabalhadora, que vive na escuridão do subsolo, e os industriais ricos que gozam a grandeza de uma cidade futurista. A tensão entre estas duas sociedades concretiza-se em imagens que se tornaram das mais icónicas do séc. XX. Um clássico do cinema expressionista alemão, Metropolis é talvez o mais famoso e influente filme mudo. Os seus cenários geométricos, de recorte Moderno viriam a influenciar a melhor ficção científica moderna.

Ciclo de cinema “Visões da Arquitetura”
(3 sessões)
Zero em Comportamento | Colaboração

Sábados às 15h00,

26 de outubro, Metropolis (Fritz Lang, Alemanha, 1927) (153 min.) - Intertítulos em português

14 de dezembro, Le Siècle de Le Corbusier (Juliette Cazanave, França, 2015) (52 min.)

25 de janeiro, Citizen Jane: batalha pela cidade (Matt Tyrnauer, EUA, 2016) (92 min.) - legendado em português do Brasil

Para adultos e jovens (>16 anos)

Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240