Há cinema no Museu: De onde vem o dinheiro? II

97% Owned (Michael Oswald, documentário, 2012)

Porque é que o processo da criação de crédito é um mistério quando o crédito vale 97% do dinheiro que circula no mundo?

Quem cria o dinheiro pode influenciar totalmente a sociedade, no entanto, sabemos muito pouco sobre como e quem é responsável pela sua origem.

Trabalhando com think tanks, académicos, grupos de pressão e os registos públicos do Banco de Inglaterra, o filme mostra múltiplos tipos de moedas e de diferentes formas de dinheiro.

O título do filme foi retirado da descoberta de que os bancos comerciais criam 97% do dinheiro existente quando concedem empréstimos. Com que propósito e quanto é que é criado determina a dimensão do setor bancário, o crescimento das economias dos países e o bem-estar das nossas sociedades. O filme explica a relação entre a criação de dinheiro, crescimento e inflação.

Ciclo de filmes documentais - De onde vem o dinheiro?
(4 sessões)
Zero em Comportamento | Colaboração

Sábados:

17 de novembro às 16h00, Money for Nothing: Inside the Federal Reserve (Jim Bruce, documentário, 2013) (104 min.)

1 de dezembro às 16h00, 97% Owned (Michael Oswald, documentário, 2012) (130 min.)

15 de dezembro às 16h00, Princes of the Yen (Michael Oswald, documentário, 2014) (93 min.)

5 de janeiro às 16h00, O Capital (Costa-Gavras, drama, 2012) (114 min.)

Para adultos e jovens (>14 anos)
Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240