As Lojas e a Cidade: o comércio de retalho e a Lisboa da belle époque

Entre o final do séc. XIX e a Primeira Guerra Mundial, Lisboa passou por transformações rápidas. Pretendemos desvendar o quotidiano e a sociabilidade da capital do país entre 1890 e 1914

Entre o final do séc. XIX e a Primeira Guerra Mundial, Lisboa passou por transformações rápidas a nível demográfico, urbano, social e político. Cresceu, modernizou-se, embelezou-se, abriu as suas avenidas aos elétricos, aos automóveis, aos candeeiros, aos grandes armazéns de modas.
Ao mesmo tempo, permaneceu uma cidade de tabernas e mercearias, um pequeno mundo de ruas repletas de comércio tradicional, por onde circulavam carroças, ardinas, peixeiras e operários, por onde a guarda perseguia a “canalha” que atirava pedras às procissões, que fazia greves e manifestações.
Com este olhar, pretendemos desvendar o quotidiano e a sociabilidade da capital do país entre 1890 e 1914.

Com a participação do Professor Daniel Alves

Para todos os públicos
Sábado, 5 de março, às 14h30 (90 min.)
Reservas de terça a sexta das 10h00 à 13h00 e das 14h00 às 17h00