A nova sala

COMPREENDER / O Banco de Portugal

O Museu do Dinheiro, aberto em abril de 2016 e distinguido em 2017 como “Melhor Museu do Ano” pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), recebeu, em 2019, cerca de 75 000 visitantes, interessados em saber mais sobre o dinheiro, a sua história e a sua evolução, em Portugal e no mundo.

Com uma aposta numa programação sempre diferente e em constante evolução, o Museu do Dinheiro aborda temas atuais relacionados com o papel do dinheiro na vida dos cidadãos. Sabendo que não são muitos os que conhecem a missão e as funções de um banco central, o Museu do Dinheiro apresenta uma nova sala interativa: COMPREENDER.

O principal objetivo deste novo núcleo do Museu é, de uma forma acessível, dar a conhecer as principais funções do Banco de Portugal e o impacto que as atividades desenvolvidas têm na vida dos cidadãos.
A nova sala vem alargar, mais uma vez, o âmbito das atividades do Museu do Dinheiro, depois, de em 2019, ter sido inaugurado o Centro de Educação Financeira, onde famílias, crianças e jovens simulam situações da vida real, que os preparam para fazer escolhas mais informadas sobre como gastam e como poupam o seu dinheiro. 

Com o novo núcleo temático Compreender, o Museu do Dinheiro dá agora mais um passo neste propósito de promover a literacia económica.
Fala-se, entre outros temas, do papel do Banco de Portugal nos organismos europeus, de inflação e de política monetária, mas também da circulação do dinheiro, dos sistemas de pagamentos, de estatísticas e de supervisão. De uma forma interativa e simplificada, ao explorar este núcleo, os visitantes do Museu terão uma ideia muito mais clara da importância de um banco central no seu dia a dia.

Utilizando dados reais e atualizáveis, através de um conjunto de atividades interativas muito diversas – alavancas, manivelas, botões, ecrãs touch –, o visitante pode explorar conceitos económicos básicos e navegar por várias camadas de informação, consoante o seu nível de conhecimentos e a sua curiosidade. No fim, ficará a Compreender um pouco mais sobre o que faz o Banco de Portugal e como isso impacta a sua vida. 

Receba as novidades
do Museu do Dinheiro

Inscreva o seu email para receber novidades sobre as actividades e exposições do Museu do Dinheiro.

É obrigatória a indicação deste campo.

Obrigado.

Acabou de lhe ser enviado um e-mail para confirmar o seu registo e validar o seu endereço de e-mail.

Por favor, clique no link nesse e-mail para confirmar a sua inscrição.
Não foi possível subscrever o seu email. Por favor tente mais tarde.