Dar voz à utopia

Nesta programação evocamos uma utopia tornada realidade: a moeda única, o Euro. Os públicos mais jovens não conheceram outra moeda; os mais jovens ainda não sabem mesmo que, um dia, pais e avós compraram o que mais queriam com outra moeda. É a pensar em todos eles que celebramos 20 anos de uma moeda que, mais do que única, é o símbolo comum que todos os dias nos faz partilhar gestos e decisões com 350 milhões de Europeus.
Há mais de 70 anos nascia a Europa que hoje conhecemos, como uma utopia do pós-guerra. Mas foi sobretudo na última década que mais se testaram as fundações deste projeto político e económico. Alguns desses momentos estão bem visíveis na exposição (Euro)políticas. Fotografia contemporânea depois de 1999, que traz ao Museu do Dinheiro a coleção de fotografia do Novo Banco. Antes de ir de férias, pode visitar a exposição com a performance Outros Modos de Ver; escutar o Proyeto Ibérico Orquestral interpretado por músicos tão jovens quanto a moeda comum; ou conhecer a arte e os artistas portugueses que figuram no dinheiro. No habitual ciclo de cinema, confrontamo-nos, enquanto público, enquanto cidadãos, com momentos-chave da coesão europeia. E na rentrée, celebramos as Jornadas Europeias do Património.
Ao longo destes quatro meses, são muitas as oportunidades para vir ao museu e fazer-se ouvir na oficina (Euro)Todos ou levantar âncora com Fernão de Magalhães.
Uma viagem de circum-navegação pelo mundo da cultura contemporânea sob o pretexto de uma das suas faces comuns, o Euro.

Receba as novidades
do Museu do Dinheiro

Inscreva o seu email para receber novidades sobre as actividades e exposições do Museu do Dinheiro.

É obrigatória a indicação deste campo.

Obrigado.

Acabou de lhe ser enviado um e-mail para confirmar o seu registo e validar o seu endereço de e-mail.

Por favor, clique no link nesse e-mail para confirmar a sua inscrição.
Não foi possível subscrever o seu email. Por favor tente mais tarde.