Museu na Mouraria

O Museu do Dinheiro e a Associação Renovar a Mouraria promoveram, entre fevereiro e outubro de 2017, um projeto destinado a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, que traçou uma viagem pela história do dinheiro, mas também pela cidade de Lisboa.

Instrumento de troca direta ou indireta, meio de pagamento, reserva de valor, causa de felicidade e de ansiedade, podemos dizer muitas coisas sobre o dinheiro, mas neste projeto demos espaço a um outro entendimento, poucas vezes considerado: o dinheiro como instrumento de mediação no seio de uma comunidade. E esta abordagem conduziu-nos a muitas aprendizagens e conquista mútuas.

Neste projeto, que se desenvolveu ao longo de doze sessões, tivemos a oportunidade de explorar com os participantes diversas temáticas: 

• (Afinal) o que é o dinheiro? Desde quando existe dinheiro? Que dinheiro já se usou? Que dinheiro usamos hoje em dia? E como o usamos? Para que serve, na vida de cada um?

•  Quais as funções do dinheiro? O que é uma convenção?

•  O que é uma comunidade? Como se formam as comunidades? As comunidades são sempre iguais ou transformam-se? Será que o dinheiro tem um papel dentro de uma comunidade? Pode mediar uma comunidade? Será que o dinheiro (notas e moedas) podem ser o símbolo de uma comunidade?

•  O que é o dinheiro para mim? Trocaria o meu objeto favorito por dinheiro? O que compraria com dinheiro? O que é uma poupança? É importante?

Para perseguir estas e outras perguntas procurámos transformar as aprendizagens em crescimento efetivo, recorrendo à experimentação plástica e criativa, num trabalho multidisciplinar que reuniu uma artista visual, a equipa do serviço educativo do Museu do Dinheiro e os mediadores culturais e sociais da Associação Renovar a Mouraria.

Ao longo das doze sessões procurámos desenvolver diversas atividades e jogos que estimulassem a aprendizagem e a partilha de conhecimento entre todos. Neste primeiro projeto fora de portas do Museu do Dinheiro foi indispensável a disponibilidade de todos os participantes envolvidos.

Foi um projeto em permanente construção em que também houve tempo e lugar para nos conhecermos e para descobrir o que nos identifica e aproxima. Uma experiência enriquecedora para todos os participantes!

 

Receba as novidades
do Museu do Dinheiro

Inscreva o seu email para receber novidades sobre as actividades e exposições do Museu do Dinheiro.

É obrigatória a indicação deste campo.

Obrigado.

Acabou de lhe ser enviado um e-mail para confirmar o seu registo e validar o seu endereço de e-mail.

Por favor, clique no link nesse e-mail para confirmar a sua inscrição.
Não foi possível subscrever o seu email. Por favor tente mais tarde.