Belas-Artes da Academia. HOJE

Exposição temporária que ocorreu entre 20 de março e 28 de abril 2019.

A exposição reuniu obras de 27 artistas Académicos contemporâneos em plena atividade criativa.

Desenho, pintura, escultura e fotografia exprimem a vitalidade da Academia Nacional de Belas-Artes, onde estão representados artistas nacionais de renome que contribuíram com as suas esculturas e pinturas para valorizar o acervo desta instituição. Criada em Lisboa, em 1836, a Academia assume em decreto régio o propósito de “Promover a civilização geral dos portugueses, difundindo por todas as classes o gosto do Bello e desenvolver o génio daqueles que se aplicam a tão interessantes estudos.”

No ano em que se festejou o bicentenário do nascimento da Rainha D. Maria II, fundadora desta instituição de utilidade pública, e também do Banco de Portugal, a exposição foi dedicada à sua memória.

Esta exposição enquadrou-se num programa de recuperação do prestígio da Academia iniciado em 2016, por ocasião das comemorações do 180.º Aniversário da Academia de Bellas Artes de Lisboa.

Obteve a adesão de 27 Artistas Académicos de renome que têm vindo a contribuir com as suas obras para valorizar Museus, edifícios e espaços públicos de cidades, no país e no estrangeiro, e que provam a vitalidade desta Academia: é simbólica, colectiva e com abrangência de modernidade.

Academia Nacional de Belas Artes

Coordenação Geral
Natália Correia Guedes (Presidente da Academia Nacional de Belas Artes)

Comissariado Científico
António Jacinto Vidigal (Académico)
Joaquim Lima de Carvalho (Académico)

Projecto Museográfico e Coordenação Executiva
Vitor Manaças (Académico)

Design
José Brandão (Académico)
Alexandra Viola
B2 Atelier de Design

Apoio à Produção
Museu do Dinheiro - Departamento de Comunição e Museu/Banco de Portugal
ANBA (Teresa Catarina Figueiredo, Pedro Gaurim Fernandes, Andreia Cunha da Silva)

Montagem e Iluminação
Museu do Dinheiro - Departamento de Comunição e Museu/Banco de Portugal
Departamento de Serviços de Apoio/Banco de Portugal

Execução Gráfica
Departamento de Comunição e Museu/Banco de Portugal

Departamento de Serviços de Apoio/Banco de Portugal

Exposição temporária que ocorreu entre 20 de março e 28 de abril 2019.

Durante o decorrer da exposição ocorreram visitas especiais pelos Académicos Professor António Vidigal*, Professor Joaquim Lima Carvalho*, e pela Professora Doutora Cristina Azevedo Tavares.

Outras as visitas à exposição Belas-Artes da Academia. HOJE, só se realizaram  mediante marcação prévia, e foram orientadas pela equipa do serviço educativo do Museu.

Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240

*Artista representado na exposição