O valor da confiança no dinheiro

Exposição temporária que ocorreu entre 28 de novembro 2018 e 24 de fevereiro 2019.

A confiança é a base que sustenta as relações sociais, um valor que confere estabilidade, segurança e previsibilidade à sociedade. Também para o dinheiro a confiança é estruturante – uma moeda sólida sem confiança deteriora‐se.

Em colaboração com outras entidades, o Banco de Portugal desempenha um papel fundamental na conservação da confiança no Euro, numa função que se inscreve num percurso histórico de luta contra a fraude, tão antigo quanto a própria moeda.

Confiança, contrafação e segurança são os três focos desta exposição, que se apresentou em paralelo com a coleção do museu. Instrumentos, documentos e objetos extraordinários permitem contextualizar os temas, testar com equipamentos de laboratório o dinheiro que usamos todos os dias, descobrir as marcas e os segredos que conferem genuinidade à moeda e nota, e reconhecer as características físicas que fazem do Euro um meio de pagamento seguro e confiável.

O dinheiro é um instrumento essencial ao funcionamento da economia e da sociedade. Bens, serviços, salários, impostos ou multas, todos têm o seu valor definido numa determinada quantidade de moeda. E o valor dessa moeda depende tanto das garantias que os bancos centrais e os Estados oferecem, como da confiança que inspira junto dos cidadãos.

Sem confiança, o dinheiro não tem valor. Mas sem uma moeda sólida, a confiança deteriora-se. Neste contexto, o Banco de Portugal desempenha um papel fundamental na conservação e reafirmação da confiança no valor da moeda em várias frentes. O combate à contrafação é uma delas.

É sobretudo através do Centro Nacional de Contrafações que o Banco de Portugal colabora mais ativamente no esforço coletivo de prevenção e de combate à contrafação do euro. Frequentemente invisível, este é um esforço desenvolvido em conjunto com vários parceiros nacionais e internacionais, como a Polícia Judiciária, os bancos centrais do Eurosistema, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, numa rede em larga escala que ultrapassa mesmo o universo do euro.

Presente e passado entrecruzaram-se nesta exposição, onde se exploraram os temas da confiança, da segurança e da contrafação em relação com o dinheiro, da Antiguidade aos nossos dias. Porque apesar do progresso dos meios eletrónicos de pagamento e das moedas virtuais, as notas e moedas marcam e continuarão por longo tempo a marcar a vida quotidiana de centenas de milhões de europeus, oferecendo-lhes um meio de pagamento prático, seguro e confiável.

Curadoria e museografia

Programação cultural

Formação, educação e mediação
Departamento de Emissão e Tesouraria/Banco de Portugal

Design expositivo e de comunicação
Departamente de Comunicação e Museu/Banco de Portugal

Montagem, audiovisuais, iluminação e segurança
Departamente de Serviços de Apoio/Banco de Portugal

Imprensa Nacional-Casa da Moeda
Instituro Português de Qualidade - Museu da Metrologia
Arquivo Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros
Polícia Judiciária - Centro de Documentação e Arquivo e Laboratório de Polícia Científica

Durante o decorrer da exposição ocorreram visitas especiais pelo curador João Pedro Vieira.

Ocorreram, também, visitas regulares orientadas pela equipa educativa do Museu do Dinheiro.

Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240