09 set. - 16h00 marcação prévia

Há cinema no Museu - Retratos de Vidas Extraordinárias VIII

Cruzeiro Seixas - As cartas do rei Artur (85 min.), Cláudia Rita Oliveira – Portugal, 2015

Entre ficções e realidade, propõem-se quatro filmes que nos levam por um périplo de sons e imagens até ao âmago da vida e da obra de criadores portugueses, artistas e escritores excecionais vistos por câmaras sentimentais, quase indiscretas, diretas no olhar, intrusas até. Estes documentários são outras formas de fazer o retrato. Amalgamam o corpo, o modo de viver e o processo criativo num todo comum, sem filtro, por vezes a nu. Tão frágil e sublime na cumplicidade, que nos deixa a questionar sobre a relação do realizador com o criador.

Cruzeiro Seixas - As cartas do rei Artur (85 min.)
Cláudia Rita Oliveira – Portugal, 2015

Um documentário sobre Artur do Cruzeiro Seixas, o artista que com Mário Cesariny, António Maria Lisboa, Mário-Henrique Leiria, entre outros, pertenceu ao Grupo Surrealista de Lisboa. O filme foca, em particular, a relação amorosa, tempestuosa e de trabalho que manteve com Cesariny.

A exibição do filme será seguida de uma conversa com a realizadora Claúdia Rita Oliveira.

Há cinema no Museu - Retratos de Vidas Extraordinárias
Ciclo de filmes documentais (4 sessões)
Zero em Comportamento | Colaboração

Sábados às 16h00
13 de maio, Pelas Sombras (83 min.)
17 de junho, Ana Vieira, o que não é visto (56 min.)
15 de julho, Autografia (104 min.)
9 de setembro,  Cruzeiro Seixas - As cartas do rei Artur (85 min.)

Para adultos e jovens (> 14 anos)
Mais informações de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240