15 jul. - 16h00 marcação prévia

Há cinema no Museu - Retratos de Vidas Extraordinárias VII

Autografia (104 min.), Miguel Gonçalves Mendes - Portugal, 2004

Entre ficções e realidade, propõem-se quatro filmes que nos levam por um périplo de sons e imagens até ao âmago da vida e da obra de criadores portugueses, artistas e escritores excecionais vistos por câmaras sentimentais, quase indiscretas, diretas no olhar, intrusas até. Estes documentários são outras formas de fazer o retrato. Amalgamam o corpo, o modo de viver e o processo criativo num todo comum, sem filtro, por vezes a nu. Tão frágil e sublime na cumplicidade, que nos deixa a questionar sobre a relação do realizador com o criador.

Autografia (104 min.)
Miguel Gonçalves Mendes - Portugal, 2004

Com este documentário pretende-se retratar não o poeta e pintor Mário Cesariny mas sim a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade. Como espaço de ação privilegiou-se o seu quarto, por ser este a base da sua criação e da sua intimidade. Aqui resiste tudo o que não se perdeu. Sendo este um trabalho que vive sobretudo das questões colocadas (ausentes) e das respetivas respostas, optou-se por assumir como fio condutor um dos seus poemas – “autografia” – que serve de mote, através da sua análise para as questões intencionadas, de modo a que o filme assuma um carácter intimista, estabelecendo-se um diálogo entre quem o vê e quem é retratado.

Há cinema no Museu - Retratos de Vidas Extraordinárias
Ciclo de filmes documentais (4 sessões)
Zero em Comportamento | Colaboração

Sábados às 16h00
13 de maio, Pelas Sombras (83 min.)
17 de junho, Ana Vieira, o que não é visto (56 min.)
15 de julho, Autografia (104 min.)
9 de setembro,  Cruzeiro Seixas - As cartas do rei Artur (85 min.)

Para adultos e jovens (> 14 anos)
Mais informações de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240