Passagem para um outro lado

Visita comentada pela artista Teresa Milheiro

Teresa Milheiro recria a imagética medieval através de uma coreografia mecanizada de esculturas-marionetas. O projeto de joalharia parte da trilogia das Barcas, de Gil Vicente, para encenar o imaginário associado à metamorfose da travessia, da vida para a morte.

Na exposição expandem-se múltiplas narrativas, como se de um espaço cénico se tratasse. Nele, treze personagens dos Autos atualizam os tipos da época, tomam novas formas e juntam-se aos seus destinos, zoomorfizados, personificando a transformação que decorre da viagem para o céu, inferno ou purgatório.

Ironia e crítica reúnem-se num alinhamento performativo que dá conta de diálogos improváveis entre a forma e a ficção. As delicadas figuras, feitas em ouro, prata ou bronze, surgem perfiladas nas vitrinas, perfeitamente articuladas entre si, e remetem para a imperfeição da sociedade e dos seus valores.

Passagem para um outro lado é um projeto artístico sobre o paralelismo dos ícones de duas épocas que faz ecoar a voz e a força simbólica da literatura, revista na perspetiva da criação contemporânea.

Visitas comentadas pela artista Teresa Milheiro

Sábado, 17 de setembro, às 16h00 (60min.)

Reservas de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240