Conversas com Artistas e Curadores - Cada dia

Artistas, ensaístas, curadores, debatem em formato de “mesa redonda” o que a exposição propõe

A reflexão cruzada aprofunda a interpretação das obras e dos percursos dos artistas, relaciona contextos e práticas da arte contemporânea com a atualidade e com os temas tratados pelos autores em destaque.

O projeto surpreende pela instalação, no coro alto da antiga igreja de S. Julião, de uma escultura que simula a tradicional carroça de tração animal. A carga, uma pilha de barras douradas feitas em pão, alude à noção de labor e de sobrevivência associada ao dinheiro, à vida e ao corpo.

A silenciosa peça convoca o diálogo sobre as contradições do mundo atual: por um lado a espiritualidade; por outro, a materialidade associada ao ouro e ao capital. Serão estes os lugares do sagrado na contemporaneidade?

A peça relaciona-se com a história do próprio espaço expositivo: de lugar de culto a casa-forte do Banco de Portugal.

Junto a esta, uma segunda escultura, mais íntima, cria outra afinidade com o visitante e um novo plano de leitura da instalação.

Conversas com Artistas e Curadores com Pedro Valdez Cardoso, João Silvério e Maria do Mar Fazenda

Sábado, 15 de outubro, às 16h00 (60min.)

Reservas de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240