Há cinema no Museu - O adeus à brisa

Em três documentários biográficos narram-se histórias da vida de escritores como numa sucessão de visões sobre a relação de cada autor com os seus mundos.

Nos três casos, as palavras indivíduo, personagem, país, são substan- tivos que ganham consistência quando conjugados com o conceito de liberdade, aqui tratado como reduto de salvação, sinónimo de resiliência e de criação.
Contadas na primeira pessoa, no timbre e ritmo do escritor, as his- tórias inspiram quem assiste ao testemunho / confissão.

17 de dezembro, às 16h00
O adeus à brisa (55 min.) Possidónio Cachapa – Portugal, 2008
17h00 – Conversa com realizador Possidónio Cachapa

Um homem fala sobre o seu passado, que se confunde com o da História do seu país. Num discurso comovente, evoca a luta pela liberdade e a sua crença nas revoluções e na supermacia da Beleza. Sentado na sua sala, Urbano Tavares Rodrigues mantém-se o escritor, o resistente, o que acredita no melhor do Homem. E se as coisas em que acreditou nem sempre lhe corresponderam foi porque ainda não tinha chegado o tempo certo. Mas vai haver um mundo novo. Vai haver. No meio do Tempo, Urbano reflete, enquanto a brisa do sul não cessar de soprar.

Ciclo de filmes documentais (3 sessões)
Colaboração Zero em Comportamento

Para adultos e jovens (> 14 anos)
Sábados, 22 e 29 de outubro e 17 de dezembro, às 16h00