Ânforas Imperiais

Na Antiguidade Clássica, as ânforas foram os recipientes de transporte alimentar por excelência. A sua abundância em contextos arqueológicos transforma-as num importante indicador económico, auxiliando a compreensão dos padrões de produção, dos hábitos de consumo e das dinâmicas do comércio que os alicerçou.
A exposição coloca em paralelo vários fragmentos de ânforas fabricadas na Lusitânia e os conteúdos que lhes correspondem, como o vinho, o azeite e preparados piscícolas. Em conjunto, são testemunhos do importante papel desempenhado por Olisipo nos circuitos oriundos da bacia mediterrânica.
As rotas comerciais romanas, estabelecidas entre vários pontos do Império, as moedas usadas nas transações e as diversas tipologias anfóricas da antiguidade estão também representadas. A exposição parte do porto de Olisipo para pontos tão distantes como a Península Itálica, a Gália, o Norte de África ou mesmo a costa da atual Turquia.

Exposição temporária até 31 de dezembro

Visita comentada por Artur Rocha
Sábados, 1 de outubro às 15h00, 5 de novembro e 17 de dezembro às 14h30 (60 min.)

Reservas de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00