marcação prévia

Museum Hours | Há cinema no Museu

entrada livre

MUSEUM HOURS
Neste filme, o museu não é visto como uma instituição arcaica, repositório de artefactos históricos, mas como uma complexa e enigmática encruzilhada, que permite, através da arte, dialogar com o tempo e refletir sobre o mundo contemporâneo

É inverno em Viena. Johan, um vigilante no Grande Museu de Arte e História encontra Anne, uma visitante chamada à Áustria para uma emergência médica familiar. Sendo a primeira vez que visita a capital, e com pouco dinheiro, ela vagueia pela cidade no limbo, tendo o museu como seu refúgio. Johann, inicialmente cuidadoso, oferece ajuda… O encontro entre Johan e Anne propicia uma série de inesperadas descobertas – sobre a vida, a vivência da cidade e sobre a maneira como as obras de arte podem refletir e moldar a experiência quotidiana.
Neste filme, o museu não é visto como uma instituição arcaica, repositório de artefactos históricos, mas como uma complexa e enigmática encruzilhada, que permite, através da arte, dialogar com o tempo e refletir sobre o mundo contemporâneo.

As "conversas" consagradas sobre a coleção do museu giram em torno dos assuntos que nos atraem: morte, sexo, história, teologia, materialismo. É através das vidas do vigilante e da visitante que estes assuntos se manifestam.

Realização Jem Cohen

Áustria / EUA, 2012, 106 min.

Legendas em inglês


Dois dos mais prestigiados museus de Arte, a National Gallery, em Londres, e o Kunsthistorisches Museum, em Viena, são os cenários extraordinários onde se desenrolam três propostas narrativas sobre a vida das obras, dos públicos e dos profissionais de museu, numa teia de relações entre a ficção e o documentário.
E se pudéssemos entrar numa pintura e privar com as figuras? As cenas representadas pelos grandes mestres estão distantes da vida contemporânea? Um olhar particular incide sobre os bastidores do museu e permite conhecer as reservas, os peritos de restauro, os curadores, os educadores, os vigilantes e assitir à epifania dos visitantes.
Os três filmes colocam uma questão comum: são os museus importantes para quem os visita?

16 de julho, às 16h00 Museum Hours – Jem Cohen – Áustria / EUA, 2012, 106 min. Legendas em inglês

Informações

Para adultos e jovens
Ciclo de filmes documentais (3 sessões)
Colaboração Zero em Comportamento

Sábado, 16 de julho às 16h00

Marcação prévia
Reservas de terça a sexta das 10h00 à 13h00 e das 14h00 às 17h00

Receba as novidades
do Museu do Dinheiro

Inscreva o seu email para receber novidades sobre as actividades e exposições do Museu do Dinheiro.

É obrigatória a indicação deste campo.

Obrigado.

Acabou de lhe ser enviado um e-mail para confirmar o seu registo e validar o seu endereço de e-mail.

Por favor, clique no link nesse e-mail para confirmar a sua inscrição.
Não foi possível subscrever o seu email. Por favor tente mais tarde.