National Gallery | Há cinema no Museu

NATIONAL GALLERY
A National Gallery, em Londres, é um dos maiores museus do mundo, com cerca de 2400 pinturas do séc. XIII ao séc. XIX. Quase todas as experiências da vida humana estão representadas nos seus quadros.

Explorando a relação entre pintura e história, este filme mostra o público nas suas galerias: académicos, cientistas e curadores, profissionais que estudam, restauram e planeiam as exposições. os programas educativos, os eventos.

Festivais e Prémios:
Festival de Cannes – Quinzena dos Realizadores
Festival de Toronto – Seleção Oficial
Festival de Nova Iorque – Seleção Oficial
Festival de Deauville – Seleção Oficial

Ficha Técnica:
Argumento e Realização - Frederick Wiseman
Diretor de Fotografia - John Davey
Montagem - Frederick Wiseman
Produção - Frederick Wiseman, Pierre-Olivier Bardet

Título Original / Internacional: National Gallery
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos, França
Género: Documentário
Duração: 180´
Data de estreia em Portugal : 21-05-2015
Língua Original: Inglês; Legendas: Português.

Dois dos mais prestigiados museus de Arte, a National Gallery, em Londres, e o Kunsthistorisches Museum, em Viena, são os cenários extraordinários onde se desenrolam três propostas narrativas sobre a vida das obras, dos públicos e dos profissionais de museu, numa teia de relações entre a ficção e o documentário.
E se pudéssemos entrar numa pintura e privar com as figuras? As cenas representadas pelos grandes mestres estão distantes da vida contemporânea? Um olhar particular incide sobre os bastidores do museu e permite conhecer as reservas, os peritos de restauro, os curadores, os educadores, os vigilantes e assistir às epifanias dos visitantes.

Os três filmes colocam uma questão comum: são os museus importantes para quem os visita?

21 de maio, às 15h00 National Gallery – Frederick Wiseman –  Inglaterra / França / EUA, 2014, 180min.

Para adultos e jovens
Ciclo de filmes documentais (3 sessões)
Colaboração Zero em Comportamento

Sábados, 21 de maio às 15h00