Até 15-05-2022

Venha descobrir aspetos do quotidiano da cidade de Lisboa no fim do século XVI. Num dia normal, uma cidade singular.

A partir de evidências arqueológicas recuperadas durante as escavações da antiga igreja de S. Julião, de uma vista de Lisboa desenhada à pena por Simão de Miranda e de alguns objetos da época, o Museu do Dinheiro apresenta uma nova exposição temporária.

A exposição "Lx 14 mayo 1575" desvenda um pouco da vivência da cidade de Lisboa nessa quarta-feira, 14 de maio de 1575 - aparentemente um dia como tantos outros.

Em 1575, Portugal tinha-se afirmado como um império comercial, pioneiro na abertura de rotas marítimas entre a Europa, África, Ásia e Américas.
Por Lisboa transitam mercadorias vindas de todo o planeta e a cidade cresce, diversifica-se e consolida-se como um centro cosmopolita.
A sua porta de entrada é o rio Tejo, pelo qual circulam diariamente dezenas de embarcações.
Num desses navios, Simão de Miranda, um português ao serviço do Duque de Turim, aproveita uma breve visita a Lisboa e, no escasso tempo de que dispõe, desenha de forma rápida, mas concisa, uma impressionante vista da cidade a partir do Tejo.

E assim começa esta nova exposição do Museu do Dinheiro.

Exposição temporária
"Lx 14 mayo 1575"