Até 19-09-2021

Uma coleção viva

No Museu do Dinheiro estávamos longe de imaginar que uma pandemia nos forçaria a fechar as portas durante meses. Mas não parámos! Nos bastidores, continuámos a ampliar e a enriquecer a coleção com novos objetos. E são alguns desses objetos, que documentam a história do dinheiro em Portugal e no Mundo, que agora damos a conhecer numa nova exposição temporária.

A coleção numismática do Banco de Portugal é uma coleção viva, aberta e em permanente evolução desde há mais de quatro décadas. Tem crescido ao longo dos anos graças a uma ativa política de aquisições, efetuadas junto de colecionadores e em leilões, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Apesar de a pandemia de Covid-19 ter limitado profundamente o funcionamento do Museu do Dinheiro, a coleção não ficou parada e continuou a ser enriquecida com novas aquisições. Nesta exposição, damos a conhecer alguns dos objetos incorporados na coleção entre 2019 e 2021, a maior parte moedas, mas não só. Alguns são muito raros, outros nem tanto, mas igualmente interessantes.

A diversidade de períodos e territórios reflete bem a abrangência da coleção do Banco de Portugal e o seu esforço para documentar, de forma tão exaustiva quanto possível, a história monetária de Portugal e dos territórios onde os portugueses se fixaram, sem esquecer a própria história do dinheiro no mundo.

Exposição temporária
De 16 junho até 19 de setembro 2021