Até 19-09-2021

Moeda, Fé e Política: moedas e medalhas do Vaticano

Do diálogo entre as peças da Biblioteca Apostólica Vaticana, do Banco de Portugal e de diversos acervos portugueses nasceram quatro grandes temas: a moeda no universo dos Evangelhos, as emissões monetárias da Santa Sé, as relações político-diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé e, finalmente, o papel de moedas e medalhas na munificência urbana promovida por papas e reis.

Faça uma vista virtual aos quatro núcleos que compõem a exposição nos vídeos que se seguem.

De 12 de novembro 2020 a 16 de maio de 2021 - PROLONGADA ATÉ 19 DE SETEMBRO

Mais informação para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240

Consulte os horários das visitas regulares aqui Consulte o horário das visitas com os curadores aqui

1. Moeda, Fé e Política: o núcleo da "História e amoedações papais"

Venha connosco conhecer algumas das moedas e medalhas do núcleo dedicado às amoedações papais, onde descobrimos como os papas, inspirados pelos Romanos, imortalizaram nas suas moedas e medalhas alguns dos seus atos mais importantes.

Mais informação para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240

2. Moeda, Fé e Política: o núcleo das "Cerimónias fundacionais e urbanismo"

Descubra no núcleo dedicado às cerimónias fundacionais e urbanismo moedas e medalhas que evocam a colocação da primeira pedra, a consagração de um edifício, o depósito de objetos nos alicerces de uma nova construção.

Mais informação para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240

3. Moeda, Fé e Política: o núcleo "A moeda e o mundo dos Evangelhos"

Neste núcleo vamos mostrar-lhe,  a partir dos textos dos Evangelhos sinópticos e moedas da época, a forma como o dinheiro, a religião e a política se entrecruzaram no mundo em que o cristianismo nasceu.

Only in Portuguese.

Mais informação para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240

4. Moeda, Fé e Política: o núcleo das "Relações de Portugal e a Santa Sé"

Na visita a este núcleo, através de moedas, medalhas, documentos e também obras de arte, percorremos vários episódios que marcaram a relação de Portugal com a Santa Sé, desde a fundação da nacionalidade até ao fenómeno de Fátima.

Mais informação para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240

Moeda, fé e política são esferas incontornáveis da existência individual e coletiva. Nelas se encontram algumas das mais poderosas motivações da ação humana. A história revela-nos como a conjugação entre dinheiro, religião e poder — uma formulação alternativa do trinómio inicial — foi capaz de gerar as mais notáveis, mas também as mais temíveis concretizações. De facto, não é sem fundamento que se diz que «dinheiro é poder» e também que «crer é poder».

A possibilidade de trazer ao público moedas e medalhas da riquíssima coleção da Biblioteca Apostólica Vaticana criou uma oportunidade especial para refletir sobre a interação entre estas três dimensões. Portugal e a Santa Sé estarão, naturalmente, no centro das atenções.

Do diálogo entre as peças da Biblioteca Apostólica Vaticana, do Banco de Portugal e de diversos acervos portugueses nasceram quatro grandes temas que dão corpo a um trajeto historicamente descontínuo, mas estimulante: a moeda no universo dos Evangelhos, as emissões monetárias da Santa Sé, as relações político-diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé e, finalmente, o papel de moedas e medalhas na munificência urbana promovida por papas e reis.

A presente exposição representa a concretização de uma iniciativa originalmente prevista para abril de 2020. As difíceis circunstâncias causadas pela pandemia de Covid-19 obrigaram à suspensão do projeto. Porém, graças aos esforços de todas as entidades envolvidas, é agora possível apresentar ao público um percurso singular em torno da moeda na sua relação histórica com a religião e o poder.

O Museu do Dinheiro - Banco de Portugal agradece especialmente a José Tolentino Mendonça, principal impulsionador deste projeto, vulto da cultura portuguesa, Cardeal da Santa Sé e Diretor da Biblioteca Apostólica do Vaticano, com quem esta exposição é organizada.