Até 16-05-2021

Moeda, Fé e Política: moedas e medalhas do Vaticano

Uma exposição a não perder!

Moeda, fé e política são esferas incontornáveis da existência individual e coletiva. Nelas se encontram algumas das mais poderosas motivações da ação humana. A história revela-nos como a conjugação entre dinheiro, religião e poder — uma formulação alternativa do trinómio inicial — foi capaz de gerar as mais notáveis, mas também as mais temíveis concretizações. De facto, não é sem fundamento que se diz que «dinheiro é poder» e também que «crer é poder».

A possibilidade de trazer ao público moedas e medalhas da riquíssima coleção da Biblioteca Apostólica Vaticana criou uma oportunidade especial para refletir sobre a interação entre estas três dimensões. Portugal e a Santa Sé estarão, naturalmente, no centro das atenções.

Do diálogo entre as peças da Biblioteca Apostólica Vaticana, do Banco de Portugal e de diversos acervos portugueses nasceram quatro grandes temas que dão corpo a um trajeto historicamente descontínuo, mas estimulante: a moeda no universo dos Evangelhos, as emissões monetárias da Santa Sé, as relações político-diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé e, finalmente, o papel de moedas e medalhas na munificência urbana promovida por papas e reis.

A presente exposição representa a concretização de uma iniciativa originalmente prevista para abril de 2020. As difíceis circunstâncias causadas pela pandemia de Covid-19 obrigaram à suspensão do projeto. Porém, graças aos esforços de todas as entidades envolvidas, é agora possível apresentar ao público um percurso singular em torno da moeda na sua relação histórica com a religião e o poder.

O Museu do Dinheiro - Banco de Portugal agradece especialmente a José Tolentino Mendonça, principal impulsionador deste projeto, vulto da cultura portuguesa, Cardeal da Santa Sé e Diretor da Biblioteca Apostólica do Vaticano, com quem esta exposição é organizada.

Exposição temporária
De 12 de novembro 2020 a 16 de maio de 2021