Até 30-09-2021

4 conceitos essenciais: poupança, necessidade, rendimento e despesa

Sabes para que serve um mealheiro? Já tens um?
Se sabes e não tens talvez esteja na altura de teres. Descobre a origem da palavra mealheiro ou porque é que os mealheiros mais típicos têm a forma de um porquinho. E, ainda como fazer um!

A palavra mealheiro tem origem nas primeiras moedas portuguesas: os dinheiros. Quando alguém precisava de metade do valor de 1 dinheiro, cortava a moeda ao meio. Essas metades chamavam-se «mealhas»! E é da palavra mealha que surgiu a palavra "mealheiro”. O antigo mealheiro de barro, em forma de porquinho, é como se fosse um pequeno cofre, que originalmente não tinha chave ou código como alguns dos que temos hoje em casa. Antigamente, para podermos tirar as moedas de dentro do mealheiro, tínhamos de o partir!

Não se tem a certeza, mas diz-se que os mealheiros com esta forma surgiram na Alemanha e em Inglaterra há cerca de 300 anos. Em Inglaterra, “mealheiro” até se diz piggy-bank (porquinho-banco). Mas porquê a forma de porco? Porque este animal e a sua carne foram e são muito importantes para algumas culturas, como fonte de alimentação, e como tal guardam muito valor.

RECURSOS EDUCATIVOS:

Como fazer um porquinho mealheiro” (PDF)

"Caderno 1 de educação financeira" (PDF), disponível em: https://www.todoscontam.pt/sites/default/files/SiteCollectionDocuments/CadernoEducaoFinanceira1.pdf

Recursos Educativos Online

>Temática: Poupança, necessidade, rendimento e despesa
>“Como fazer um porquinho mealheiro”, "Caderno 1 de educação financeira"
>1º Ciclo (3º e 4º Ano) e 2º Ciclo
>Conteúdos em Português
>Acesso gratuito
>Fontes: Museu do Dinheiro, Referencial de Educação Financeira < https://www.todoscontam.pt/pt-pt/caderno-de-educacao-financeira-1 >