07-12-2019 marcação prévia

Visita pelos curadores - duas peças em destaque

Visita de curadores às exposições temporárias "Pardal Monteiro (1897-1957) - Arquitetura, pura e simplesmente" e "O Leal do Porto de D. Afonso V".

Pela primeira vez, o Museu do Dinheiro apresenta ao público duas das peças mais importantes do seu acervo: a maquete do projeto do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro para a sede do Banco de Portugal e um leal de prata de D. Afonso V cunhado no Porto.

Em 1936, Pardal Monteiro desenhava um projeto que transformaria todo o quarteirão da sede do Banco de Portugal. Desse projeto visionário, com sopro de modernidade, mas que nunca viria a ser construído, o banco soube conservar a maquete “esculpida” em gesso. Peça singular – retirada dos olhares durante décadas – que foi recentemente alvo de um cuidado trabalho de conservação. Trazida agora à luz do dia, esta maquete fascina pelo detalhe minucioso das cantarias e dos trabalhos em ferro. Acima de tudo, fascina porque é uma afirmação do traço inconfundível de um dos maiores arquitetos do modernismo português e um testemunho do entendimento e respeito que Pardal Monteiro tinha pela Baixa Pombalina. Num registo mais intimista, apresenta-se ainda um tesouro da coleção numismática: um leal de prata de D. Afonso V cunhado no Porto. Trata-se de uma moeda única no mundo, que não figura em nenhuma das principais coleções nacionais, nem tão pouco nos estudos sobre a matéria. Uma peça inédita, que só poderá ver nas coleções do Banco de Portugal, no Museu do Dinheiro.

Visita temática
com a curadora Margarida Cunha Belém à exposição"Pardal Monteiro (1897-1957) - Arquitetura, pura e simplesmente"
e visita com o curador João Vieira à exposição "O Leal do Porto de D. Afonso V".

Sábados 7 de dezembro e 18 de janeiro, às 15h00 (60 min.)

Adultos e jovens (>14 anos)

Outras visitas orientadas por marcação

Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240

Imagem:
Perspectiva do Banco de Portugal desde a Praça do Município
Projeto de Pardal Monteiro (1936-1937)
Coleção Estúdio Mário Novais - Fundação Calouste Gulbenkian Biblioteca de Arte e Arquivo

Anverso do leal do Porto de D. Afonso V

Próximas datas: