Até 01-03-2020

O Leal do Porto de D. Afonso V

Exposição temporária que ocorreu entre 27 de novembro 2019 e 1 de março 2020.

Pela primeira é foi apresentada ao público uma moeda de prata única de D. Afonso V.

Uma moeda única

O leal de prata de D. Afonso V cunhado no Porto é uma peça ímpar da numismática portuguesa. Atualmente, conhece-se apenas um exemplar, proveniente de uma coleção nacional. Esta moeda permaneceu desconhecida dos principais estudos e catálogos de numismática portuguesa. É aqui apresentada ao público pela primeira vez.

A história dos leais

O leal de prata foi uma moeda cunhada em Portugal nos reinados de D. Duarte e D. Afonso V. Terá sido criado em 1434-1435, correspondendo a uma fase de estabilização monetária do reino, depois de 5 décadas de fortes desvalorizações.

Segundo a carta régia de 30-11-1436, o seu valor inicial era de 10 reais brancos. Considerando as dificuldades do reino em captar prata, o rei isentava da dízima alfandegária toda a prata importada com destino à casa da moeda até 1439.

O entesouramento e drenagem dos leais para o exterior levaram o Infante D. Pedro, regente em nome de D. Afonso V, a ordenar a elevação do seu valor legal para 12 reais brancos em 1441. O leal terá sido a única moeda de boa prata (lei de 91,6%) cunhada em Portugal entre os finais de 1385 e c. 1463.

No Porto, em 1441, 1 leal permitiria comprar 1 alqueire de trigo ou 2 almudes de vinho; em 1449, 15 a 17 leais comprariam na mesma cidade 1 milheiro de sardinhas.

Curadoria e coordenação geral

Produção executiva

Arquitetura e projeto museográfico
Departamento de Comunicação e Museu/Banco de Portugal

Projeto gráfico e comunicação
Departamento de Comunicação e Museu/Banco de Portugal

Mediação e educação

Estruturas
José Jesus Cardoso Unipessoal Lda.

Impressão
AF Atelier

Tradução
Departamento de Relações Internacionais/Banco de Portugal

Segurança e iluminação
Departamento de Serviços de Apoio/Banco de Portugal

Agradecimentos
Doutor Rui Borges (CENIMAT/i3N, Departamento de Ciência dos Materiais, FCT - Universidade Nova de Lisboa)
Doutor Luís Cerqueira Alves (C2TN, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)
Arquivo Histórico Municipal de Coimbra
DGLAB – Arquivo Nacional da Torre do Tombo

O Leal do Porto de D. Afonso V
Exposição temporária que ocorreu entre 27 de novembro 2019 e 1 de março 2020.

Inicialmente estava prevista terminar a 23 de fevereiro  mas devido ao elevado interesse optou-se por prolongá-la.

Durante o decorrer da exposição ocorreram visitas especiais pelo curador João Pedro Vieira, nos sábados:

7 de dezembro e 18 de janeiro, às 15h00 (60 min.)

Outras visitas orientadas à exposição foram realizadas pela equipa do serviço educativo do Museu.

Adultos e jovens (>14 anos)

Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240