04-01-2020 marcação prévia

Ciclo Lisboa "Positiva": Conventos das Bernardas

Este ciclo de palestras reflete sobre as metamorfoses de conventos, mosteiros e colégios alguns dos quais resistiriam até à atualidade e se adaptaram a novas funções.

Regressamos às conversas em torno de Lisboa, visitando o património que esta à vista de todos. Falamos de arqueologia, mas de “cotas positivas”, a que se ocupa do que está acima e não abaixo do solo, e que por isso convive connosco todos os dias.
A extinção das ordens religiosas no século XIX ditou a reconversão de muitos edifícios religiosos na cidade de Lisboa, dando um novo rumo a dezenas de conventos, mosteiros e colégios, alguns dos quais resistiriam até à atualidade. Elementos marcantes na paisagem urbana e com inegável valor arquitetónico, estes imóveis teriam a sua fisionomia reformulada pelas novas funções: museus, hospitais, quartéis e serviços públicos adaptaram-se e adaptaram os anteriores espaços vazios em intervenções mais ou menos agressivas ao tecido edificado original.
Este ciclo de palestras reflete sobre as metamorfoses destes edifícios que, tal como a Igreja de São Julião, sobreviveram ao tempo, às diferentes apropriações, e se tornaram cenários diariamente visitados por muitos lisboetas.
Este ciclo, com a curadoria científica do arqueólogo Artur Rocha, contou com a colaboração de investigadores do projeto LX Conventos do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa.

Sábados, às 11h00 (90 min.)

26 de outubro, Palestra inaugural: o projeto Lx Conventos por Raquel Henriques da Silva

9 de novembro, Convento do Carmo por Célia Nunes Pereira

4 de janeiro, Conventos das Bernardas por Tiago Lourenço

25 de janeiro, Convento da Madre de Deus por Alexandre Pais

Conversas e debates
Ciclo Lisboa "Positiva" - Palestra inaugural: o projeto Lx Conventos

Sábados, às 11h00 (90 min.)

9 de novembro, Convento do Carmo por Célia Nunes Pereira

4 de janeiro, Convento das Bernardas por Tiago Lourenço

25 de janeiro, Convento da Madre de Deus por Alexandre Pais

Adultos e jovens (>14 anos)