“Onde estávamos há 20 anos?” - Do Escudo ao Euro, o desenho do nosso dinheiro

A moeda única, o Euro, que usamos no dia-a-dia, nasceu há 20 anos. Para uns parece que foi ontem. Outros nem se lembram de alguma vez ter usado outra moeda. Afinal, como recebemos a chegada de um dinheiro novo, desconhecido, com contas que não eram fáceis de fazer? E que memórias se guardam da antiga moeda portuguesa? Como foi a transição e a partir de quando foi preparada? O que há de cada um de nós neste dinheiro que nos habituámos a usar, já sem prestar atenção. Neste ciclo de conversas, assinalam-se os 20 anos do Euro numa perspetiva cultural, estética e económico-social com artistas e gestores que falam na primeira pessoa sobre o desenho de notas e moedas, os concursos internacionais para o Euro e a preparação da complexa operação de mudança para uma nova moeda. O que realmente mudou é a pergunta a que o público é incitado a responder, revisitando as suas próprias vivências.

CONVERSAS E DEBATES
Ciclo “Onde estávamos há 20 anos?”

Sábados, às 16h00 (90 min.)

22 de junho, À descoberta da face nacional da moeda Euro com o artista Vítor Santos

13 de julho, Do Escudo ao Euro, o desenho do nosso dinheiro pelo artista Luís Filipe de Abreu

21 de setembro, Preparar a transição para o Euro e… o “dia seguinte”, a visão de Eugénio Gaspar (Banco de Portugal)

Adultos e jovens (>14 anos)