Até 08-09-2019

(Euro)políticas: fotografia contemporânea depois de 1999

A partir da Coleção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco, o Museu do Dinheiro apresenta uma exposição que reflete sobre as transformações da Europa vinte anos depois da introdução da moeda única.

O Instituto Monetário Europeu foi criado entre 1994 e 1999, mesmo período no qual foi criado e aprovado o nome euro para a moeda única. Hoje, vinte anos depois , em que Europa vivemos? A partir de três temas centrais -atos de hospitalidade; atos de participação; e atos de utopia - , propomo-nos investigar noções de coesão, pertença e integração social, económica e política que marca(ra)m o desenho do projeto Europeu sob a lente da fotografia contemporânea internacional a partir de 1999, aquando da introdução do Euro como moeda única legal e um dos símbolos da comunidade.

Este período é marcado por inúmeras transformações na Europa e no mundo, com incertezas, conflitos e desafios. Também a arte, enquanto forma de criação é inerentemente conflitual, implica ruptura e colisão de diferenças enquanto metodologias para compreender, refletir, agir, e traduzir visualmente perspetivas sobre o mundo no qual vivemos. São precisamente traduções visuais sobre a Europa em transformação hoje que esta exposição, a partir da Coleção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco, apresenta no Museu do Dinheiro.

Exposição temporária
(Euro)políticas: fotografia contemporânea depois de 1999
De 15 de maio a 8 de setembro 2019

Aos sábados, as visitas orientadas à exposição, serão realizadas pela equipa do serviço educativo do Museu às 16h30 (60 min.), exceto dia 25 de maio, 6 de julho e 7 de setembro.

Adultos e jovens (>14 anos)

Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240

Imagem: KIMSOOJA
Cities on the Move – 2727 km Bottari Truck (Artist Facing Mountain)