Concerto de Páscoa - Orquestra Metropolitana de Lisboa e Coro RTVE

A figura de Beethoven apresenta-se nos compêndios como a de um humanista inveterado, inconformado com as condições da existência. Saiba-se, porém, que, embora nunca tenha frequentado os rituais litúrgicos na idade adulta, o músico teve uma educação católica e nunca abandonou uma profunda consciência espiritual – esta, por sinal, acentuou-se no final da vida. Em 1818, quando soube que o Arquiduque Rodolfo, seu patrono e amigo, iria receber o título de Cardeal e ser empossado como Arcebispo da Morávia, propôs-se compor uma Missa para a cerimónia. Todavia, esta só ficaria terminada cinco anos mais tarde, o que demonstra bem o cuidado e a obstinação com que encarou o projeto. Estudou as técnicas de escrita da música sacra setecentista, em particular de J. S. Bach. Familiarizou-se com uma maneira de abordar o missal liberta da contaminação da ópera italiana que o rodeava. E devolveu ao mundo uma obra em nome pessoal, depurada e imponente, lembrando-nos que, pela mesma altura, compunha a Sinfonia N.º 9. No topo da partitura escreveu: «Vindo do coração – que possa regressar ao coração».

Solistas: Miren Urbieta-Vega (soprano), Lorena Valero (mezzo-soprano), Fabián Lara (tenor), André Henriques (baixo)
Maestro do coro: a verificar
Maestro: Pedro Amaral

Programa
Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Missa solemnis, Op. 123 (1823) (duração aproximada: 80 min.)
I. Kyrie
II. Gloria
III. Credo
IV. Sanctus
V. Agnus Dei

Concerto
Concerto de Páscoa - Orquestra Metropolitana de Lisboa e Coro RTVE

Domingo, 14 de abril às 18h00 (80 min.)

Entrada livre condicionada à apresentação de bilhete (levantamento de bilhetes no dia do concerto, a partir das 16h00, na receção do Museu, 2 bilhetes/pessoa).
Abertura de portas às 17h15.

Para todos os públicos (>8 anos)

Mais informação para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240