De Veneza a Hamburgo - Concerto Orquestra Metropolitana de Lisboa

Na Noite Internacional dos Museus iremos acolher um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa: De Veneza a Hamburgo

O programa de música alude a duas cidades centrais no comércio europeu, Veneza e Hamburgo que, situadas nos extremos norte e sul da Europa Continental, partilham várias características.
Historicamente cidades portuárias com grande poderio económico, centros cosmopolitas frequentados por gente das mais diversas culturas e interesses, coincidem também na aposta que fizeram nas artes, como forma de engrandecer os seus ideais e valores cívicos. No tempo de Vivaldi, Veneza já não ostentava a riqueza de séculos anteriores, mas atravessava um momento de grande esplendor artístico. No que respeita à música, tinha na Igreja La Pietà um dos mais dinâmicos centros de atividade. Foi aí que, a partir de 1703, aquele músico escreveu numerosos concertos para serem tocados por professores e alunas do orfanato adjacente. Em sentido inverso, Hamburgo tornara-se então a cidade mais rica da Europa. Em 1678 fora aí construído o primeiro teatro de ópera público que se conheceu fora de Itália. Havia quem lhe chamasse «Veneza do norte», também por causa dos canais de navegação que a atravessam. C. P. E. Bach sucedeu a Telemann em 1768 no cargo de Diretor Musical da cidade. Conviveu então com a elite intelectual da época e compôs algumas das suas melhores sinfonias.

C. P. E. Bach Sinfonia em Mi Menor, WQ 178, H. 653

A. Vivaldi Concerto para Flauta e Violino em Sol Menor, RV 517 (orig. para 2 violinos)

C. P. E. Bach Sinfonia em Sol Maior, WQ 183/4, H. 666

A. Vivaldi Concerto para Flauta e Violino em Si Bemol Maior, RV 524 (orig. para 2 violinos)

C. P. E. Bach Sinfonia em Ré Maior, Wq.183/1, H. 663

A. Vivaldi Concerto para Flauta e Violino em Si Bemol Maior, RV 514 (orig. para 2 violinos)

Entrada livre condicionada à apresentação de bilhete (levantamento de bilhetes no dia do concerto, a partir das 16h00, na receção do Museu, 2 bilhetes/pessoa)

Concerto
De Veneza a Hamburgo - Concerto Orquestra Metropolitana de Lisboa
Noite Internacional dos Museus

Sábado, 18 de maio às 21h00 (60 min.)

Para todos os públicos (>8 anos)
Mais informação para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240