Até 08-09-2018

Escutar as águas

Escutar as águas – obras da Coleção Schneider e de artistas portugueses.
No Museu do Dinheiro e Torreão Nascente da Cordoaria Nacional de 16 de junho a 8 de setembro.

Coincidência de opostos: recurso vital e motivo de conflitos mortais; lugar de viagem esperançosa e cemitério vergonhoso de abandonados; ameaça natural ao homem e irremediavelmente ameaçada por ele; símbolo de vida e de morte; imagem do tempo que passa, escapando-nos, e da eterna fonte original, útero maternal… É sobre este estatuto paradoxal das águas que a exposição se debruça. Cruzam-se obras da Coleção da Fundação François Schneider, que definiu a água como tema, com obras de artistas portugueses, mas também com filmes, documentos, livros e objetos que nos permitem aproximar da complexidade do elemento e da atualidade do seu impacto político.

A exposição propõe que não permaneçamos na margem, num alheamento falsamente seguro, mas que nos lancemos na corrente, conscientes de que estamos já embarcados.

Há uma sabedoria e força plástica nas águas que é preciso escutar.

Escutar as águas – obras da Coleção Schneider e de artistas portugueses
De 16 de junho a 8 de setembro

Visitas comentadas pelos curadores no Museu do Dinheiro,

Sábados:
23 de junho, às 16h30, por Paulo Pires do Vale
30 de junho, às 11h00, por Sara Barriga
1 de setembro, às 16h30, por Paulo Pires do Vale

Visitas comentadas pelos curadores no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional,

7 de julho, às 11h00, por Paulo Pires do Vale
21 de julho, às 16h30, por Sara Barriga
8 de setembro, às 11h00, por Paulo Pires do Vale

Sábados até 8 de setembro, às 16h30 no Museu do Dinheiro (60 min.) e às 11h00 no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional (60 min.)

(60 min.)

Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240