Há Cinema no Museu - Viver a Cidade III

Viagem a Lisboa, de Wim Wenders, Alemanha/ Portugal, 1994 (100 min.)

Entre o que foi, o que resta e o que é hoje a cidade, perspetivam-se três olhares distintos sobre Lisboa nos últimos 25 anos.
Da cidade atual, global e cosmopolita, viajamos para lugares anónimos e desconhecidos onde habitam novos lisboetas, imigrantes cujas culturas enriquecem de rituais, idiomas e costumes o espaço público, ocupando-o e confrontando-o com uma realidade que impõe mais do que a mera partilha dos espaços.
A este olhar contrapomos um outro, seu reflexo, focado na memória e na identidade de um bairro que procura compreender o legado da tradição no presente/futuro.
O terceiro olhar sobre Lisboa é estrangeiro e recorda os anos 1990. Reúne um acervo de imagens e sons recolhidos pelo protagonista que são a matéria fundamental para reviver um período de transição na história recente da capital.
Entre o olhar poético e o registo politico, três filmes mostram a cidade como um organismo vivo, em transformação.

Viagem a Lisboa, de Wim Wenders, Alemanha/ Portugal, 1994 (100 min.)

Uma viagem poética por Lisboa que, ao mesmo tempo, é uma reflexão sobre a natureza do cinema, sobre o valor da imagem e do som. Phillip Winter (Rüdiger Vogler) é um sonoplasta alemão que acede ao pedido de um amigo, realizador de cinema, para se deslocar a Lisboa para ajudar a acabar um filme. Winter não encontra o amigo mas descobre uma cidade fascinante e dedica-se a gravar os seus sons, cruzando-se com uma série de personalidades portuguesas, como os elementos dos Madredeus ou o realizador Manoel de Oliveira. Destaque para a banda sonora dos Madredeus.

Ciclo de filmes documentais - Há Cinema no Museu - Viver a Cidade III
(3 sessões)
Zero em Comportamento | Colaboração

Sábados

17 de fevereiro às 16h00, Lisboetas, de Sérgio Tréfaut, Portugal, 2014 (104 min.)

3 de março às 16h00, Alto Bairro, de Rui Simões, Portugal, 2014
(98 min)

14 de abril às 16h00, Viagem a Lisboa, de Wim Wenders, Alemanha/ Portugal, 1994 (100 min.)

Para adultos e jovens (>14 anos)

Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240