Há Cinema no Museu - Viver a Cidade II

Alto Bairro, de Rui Simões , Portugal, 2014
(98 min).

Entre o que foi, o que resta e o que é hoje a cidade, perspetivam-se três olhares distintos sobre Lisboa nos últimos 25 anos.
Da cidade atual, global e cosmopolita, viajamos para lugares anónimos e desconhecidos onde habitam novos lisboetas, imigrantes cujas culturas enriquecem de rituais, idiomas e costumes o espaço público, ocupando-o e confrontando-o com uma realidade que impõe mais do que a mera partilha dos espaços.
A este olhar contrapomos um outro, seu reflexo, focado na memória e na identidade de um bairro que procura compreender o legado da tradição no presente/futuro.
O terceiro olhar sobre Lisboa é estrangeiro e recorda os anos 1990. Reúne um acervo de imagens e sons recolhidos pelo protagonista que são a matéria fundamental para reviver um período de transição na história recente da capital.
Entre o olhar poético e o registo politico, três filmes mostram a cidade como um organismo vivo, em transformação.

Alto Bairro, de Rui Simões , Portugal, 2014 (98 min).

1950, Bairro Alto. João tem 13 anos e decidiu fazer uma investida no "bairro das prostitutas", em Lisboa. Foi o início de uma etapa nova na sua vida, num bairro também ele feito de etapas distintas. O que resta hoje do Bairro Alto das prostitutas, dos jornalistas, artistas e artesãos? Que mudanças o atravessam e como poderão afetar o futuro da cidade? Seguimos os rostos e as vozes que o recheiam pelas ruas vazias do dia e pela excitação da noite numa tentativa de inscrever as memórias e expectativas, os sonhos e anseios que compõem o Bairro Alto no ano do seu 500.º aniversário.
O filme conta ainda com testemunhos de figuras públicas que ali vivem há vários anos, entre eles Anita Guerreiro, Gisela João, Capicua, António Zambujo, António Sala, Mariza ou José Fonseca e Costa.

Ciclo de filmes documentais - Há Cinema no Museu - Viver a Cidade II
(3 sessões)
Zero em Comportamento | Colaboração

Sábados

17 de fevereiro às 16h00, Lisboetas, de Sérgio Tréfaut, Portugal, 2014 (104 min.)

3 de março às 16h00, Alto Bairro, de Rui Simões , Portugal, 2014
(98 min)

14 de abril às 16h00, Viagem a Lisboa, de Wim Wenders, Alemanha/ Portugal, 1994 (100 min.)

Para adultos e jovens (>14 anos)

Mais informações para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240