20 jan. - 16h00 marcação prévia

Há cinema no Museu - Morte vida memória medo IV

A Toca do Lobo (102 min.), Catarina Mourão – Portugal, 2015

As “ruínas”, de Manuel Mozos, abrem caminho para um ciclo de quatro filmes que não nos deixa indiferentes perante questões como a decadência e o abandono. Os filmes são em todos os casos testemunhos reais que denunciam a erosão e o esquecimento. Enfrentam sem medo os factos, documentando-os, chegando mesmo a mostrar com dignidade circunstâncias dolorosas e processos de transformação.
Os olhares são políticos e simultaneamente individuais e estéticos. Mais do que isso, são confrontos íntimos com as coisas que desaparecem e nos fazem falta para compreender quem somos e onde estamos.

A Toca do Lobo (102 min.), Catarina Mourão – Portugal, 2015

Depois de “Pelas Sombras”, um retrato da artista Lourdes Castro, a realizadora Catarina Mourão centra-se agora numa outra figura da vida cultural portuguesa: o escritor e seu avô Tomaz de Figueiredo. Um olhar que abre as portas secretas de uma vida que deixou apenas o seu trabalho para a memória dos seus filhos e dos seus netos, tal como de uma família que se viu separada pela sua morte e marcada pelo dia-a-dia de um país ditatorial – um país duramente percorrido por quem escreveu sobre ele. Na sua antiga casa, vivem os segredos e os acontecimentos que nos falam, hoje, por um quarto fechado à chave – um quarto aberto pela câmara da realizadora e pelo movimento deste filme: a nossa intimidade.

Há cinema no Museu - Morte vida. Memória medo
Ciclo de filmes documentais (4 sessões)
Em colaboração com a Zero em Comportamento

Aos sábados