16 dez. - 16h00 marcação prévia

Há cinema no Museu - Morte vida memória medo III

Ruínas (60 min.), Manuel Mozos – Portugal, 2010

As “ruínas”, de Manuel Mozos, abrem caminho para um ciclo de quatro filmes que não nos deixa indiferentes perante questões como a decadência e o abandono. Os filmes são em todos os casos testemunhos reais que denunciam a erosão e o esquecimento. Enfrentam sem medo os factos, documentando-os, chegando mesmo a mostrar com dignidade circunstâncias dolorosas e processos de transformação.
Os olhares são políticos e simultaneamente individuais e estéticos. Mais do que isso, são confrontos íntimos com as coisas que desaparecem e nos fazem falta para compreender quem somos e onde estamos.

Ruínas (60 min.), Manuel Mozos – Portugal, 2010

Fragmentos de espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas. Vestígios de coisas sobre as quais o tempo, os elementos, a natureza, e a própria ação humana modificaram e modificam. Com o tempo tudo deixa de ser, transformando-se eventualmente numa outra coisa.
Lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda. Lugares esquecidos, obsoletos, inóspitos, vazios. Não interessa aqui explicar porque foram criados e existiram, nem as razões porque se abandonaram ou foram transformados. Apenas se promove uma ideia, talvez poética, sobre algo que foi e é parte da(s) história(s) do nosso País.

Há cinema no Museu - Morte vida memória medo
Ciclo de filmes documentais (4 sessões)
Em colaboração com a Zero em Comportamento

Aos sábados,