04 nov. - 16h00 marcação prévia

Há cinema no Museu - Morte vida memória medo II

A Cidade dos Mortos (62 min.), Sérgio Tréfaut – Brasil, 2011

As “ruínas”, de Manuel Mozos, abrem caminho para um ciclo de quatro filmes que não nos deixa indiferentes perante questões como a decadência e o abandono. Os filmes são em todos os casos testemunhos reais que denunciam a erosão e o esquecimento. Enfrentam sem medo os factos, documentando-os, chegando mesmo a mostrar com dignidade circunstâncias dolorosas e processos de transformação.
Os olhares são políticos e simultaneamente individuais e estéticos. Mais do que isso, são confrontos íntimos com as coisas que desaparecem e nos fazem falta para compreender quem somos e onde estamos.

A Cidade dos Mortos (62 min.), Sérgio Tréfaut – Brasil, 2011

A Cidade dos Mortos, no Cairo, é a maior necrópole do mundo. Um milhão de pessoas vivem dentro do cemitério – em casas tumulares ou nos edifícios que cresceram em redor. Dentro do cemitério há de tudo: padarias, cafés, escolas para as crianças, teatros de fantoches... A Cidade dos Mortos estende-se por mais de dez quilómetros ao longo de uma autoestrada, mas não deixa de ser uma aldeia, com mães à caça de um bom partido para as filhas, rapazes a correr atrás das raparigas, disputas entre vizinhos. Preparado e rodado ao longo de cinco anos (2004-2009), este filme procura dar a ver a alma invisível deste cemitério.

Há cinema no Museu - Morte vida. Memória medo
Ciclo de filmes documentais (4 sessões)
Em colaboração com a Zero em Comportamento

Aos sábados,