07 out. - 17h30 marcação prévia

Há cinema no Museu - Morte vida. Memória medo I

Amateur (124 min.), Olga Ramos – Portugal, 2015

As “ruínas”, de Manuel Mozos, abrem caminho para um ciclo de quatro filmes que não nos deixa indiferentes perante questões como a decadência e o abandono. Os filmes são em todos os casos testemunhos reais que denunciam a erosão e o esquecimento. Enfrentam sem medo os factos, documentando-os, chegando mesmo a mostrar com dignidade circunstâncias dolorosas e processos de transformação.
Os olhares são políticos e simultaneamente individuais e estéticos. Mais do que isso, são confrontos íntimos com as coisas que desaparecem e nos fazem falta para compreender quem somos e onde estamos.

Amateur (124 min.), Olga Ramos – Portugal, 2015

AMATEUR é um convite para viajar no tempo e para olhar a fotografia do século XIX à luz da realidade do século XXI, para além das interpretações factuais e científicas óbvias. Através da experiência de um grupo de personalidades, mergulhamos nos primórdios da imagem fotográfica, nesse processo evocativo, reverencial e contemplativo do colódio húmido. Esta é uma oportunidade para descobrir Carlos Relvas, uma personalidade marcante, um espólio imenso com características particulares, e conhecer um estúdio único no mundo que é um Palácio da Fotografia.

Há cinema no Museu - Morte vida. Memória medo
Ciclo de filmes documentais (4 sessões)
Em colaboração com a Zero em Comportamento

Aos sábados,