Marca de Água - Carla Rebelo

Caderno de exposição - Marca de água
De 13 de julho de 2017 a 7 de outubro 2017

Museu do Dinheiro | Plano Tangente 2017

No altar, em suspensão, múltiplos fios desenham figuras acima do nosso olhar.
Linhas sobrepostas como marcas de água dão forma a uma imagem difusa, dividida por camadas e teias onde se entreveem plantas de fortificações e de edifícios. São os mapas deste lugar.
Carla Rebelo entrelaça os desenhos têxteis formando uma escultura irregular que evoca a estrutura das pré existências, das ruínas e dos seus fragmentos.
Numa tessitura quase etérea, a instalação lembra a forma do cofre que anteriormente se erguia sob o altar, mas também um plano topográfico da Baixa ou os mapas de uma cidade outrora consumida por fogo e mar.
A pedra, o pó, o osso, a luz, a ilusão, são referentes que a artista tece para criar um palimpsesto de apontamentos e de estórias emaranhadas, com princípio mas sem fim.
Sob a claridade da arquitetura barroca, três instalações mostram o lastro da história e evocam a transitoriedade deste lugar. Imaginam-se os fios que ligam as três peças expostas, traçando o caminho que une a ogiva à sua sombra, a terra ao céu, o tempo ao espaço.