Museu do Dinheiro moeda de coleção

Informação

O Banco de Portugal colocou em circulação, no dia 19 de abril de 2016, uma moeda de coleção, em liga de cuproníquel, com o valor facial de 2,5 €, designada “Museu do Dinheiro”, que assinala a respetiva inauguração.

A moeda “Museu do Dinheiro” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta:

• No anverso:
- Três círculos estilizados representando moedas em movimento;
- Na base, o escudo nacional e as legendas «2016» e «Banco de Portugal».

• No reverso:
- Uma composição com uma moeda entre dois dedos, simbolizando o ato de troca;
- Na orla inferior, o valor facial e a legenda «Museu do Dinheiro».

As caraterísticas desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 64-B/2016, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 63, de 31 de março. Foi definido o limite de emissão de 75 000 moedas com acabamento normal.