Sic Transit Gloria Mundi - Pedro A.H. Paixão

Paulo Pires do Vale

As efígies, representadas em desenhos de moedas, compõem parte de um amplo ciclo gráfico de trabalhos a encarnado que Pedro A.H. Paixão desenvolve desde 2007. Retratos de um passado para além da história, do reconhecimento ou da figuração, grotescos, fantasmáticos, expõem o passar de vozes deste mundo, anónimas mas gloriosas. Figuras sem nome e sem reino que subvertem a ordem e o poder ao serem inscritas em moedas, medalhas, camafeus.

Da loucura do Capitão Ahab de Melville, que convence a tripulação a deixar a pesca por um dobrão, para se dedicar à procura suicida de Moby Dick, ao reconhecimento da tradição das hobo nickel, propõe-se aqui uma ideia de dinheiro que pensa a sua estrutura narrativa e representativa e investe numa parábola – receber, transformar, dar – em si, também, a parábola da tarefa artística.

Nestes desenhos não se “cunham” soberanos, divindades ou talismãs. Dá-se luz e voz a figuras cruciais que evidenciam o valor de troca ou de partilha humano.