13 mai. - 16h00 marcação prévia

Há cinema no Museu - Retratos de Vidas Extraordinárias V

Pelas Sombras (83 min.), Catarina Mourão - Portugal, 2010

Entre ficções e realidade, propõem-se quatro filmes que nos levam por um périplo de sons e imagens até ao âmago da vida e da obra de criadores portugueses, artistas e escritores excecionais vistos por câmaras sentimentais, quase indiscretas, diretas no olhar, intrusas até. Estes documentários são outras formas de fazer o retrato. Amalgamam o corpo, o modo de viver e o processo criativo num todo comum, sem filtro, por vezes a nu. Tão frágil e sublime na cumplicidade, que nos deixa a questionar sobre a relação do realizador com o criador.

Pelas Sombras (83 min.)
Catarina Mourão - Portugal, 2010

Um filme que nos faz mergulhar no universo de Lourdes Castro, mostrando-a no seu quotidiano, na casa que construiu com Manuel Zimbro (falecido em 2003) na Madeira.
“Vem ver a pintura que estou a fazer. Um bocado grande, não cabe em museu nenhum. E tão pequena, tão pequenina que todos que passam por aqui nem dão por isso.
Uma tela com forma esquisita. O que vale é que não é preciso esticá-la. Por si só, ela está sempre pronta a receber pinceladas, ventos, estações, chuva, sol....” Pelas Sombras ultrapassa largamente o formato de “documentário sobre artista” para ser um belíssimo e cúmplice retrato de uma das mais singulares artistas portuguesas.

Há cinema no Museu - Retratos de Vidas Extraordinárias
Ciclo de filmes documentais (4 sessões)
Zero em Comportamento | Colaboração

Sábados às 16h00
13 de maio, Pelas Sombras (83 min.)
17 de junho, Ana Vieira, o que não é visto (56 min.)
15 de julho, Autografia (104 min.)
9 de setembro,  Cruzeiro Seixas - As cartas do rei Artur (85 min.)

Para adultos e jovens (> 14 anos)
Mais informações de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, para info@museudodinheiro.pt ou +351 213 213 240